
Em defesa do patrimônio da cidade, parlamentares formaram duas comitivas e visitaram a Lubnor – Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste, refinaria da Petrobras, no período da manhã e da tarde. A reunião foi motivada pelo impasse causado pelo anúncio da privatização da Lubnor, tendo em vista que parte do terreno em que a empresa está localizado é de propriedade da Prefeitura de Fortaleza, cerca de 30% da área.

A formação da comissão especial foi proposta pelo vereador Gardel Rolim (PDT), líder do governo na Casa. O parlamentar integrou a comitiva no período da manhã e reforçou que o processo de privatização da refinaria deve envolver a Câmara Municipal e a Prefeitura de Fortaleza, pois precisa ser validada por lei. “Sabendo da intenção de privatização da Lubnor, nós provocamos uma visita para que pudéssemos conhecer as instalações e se inteirar do processo de negociação que a Petrobras está fazendo com a empresa Grepar. Qualquer negociação não pode desprezar a Câmara e a Prefeitura, que devem participar desde o início do processo de concepção do projeto de privatização”, declarou Gardel Rolim.

No período da tarde, os vereadores Ronivaldo Maia (PT), Larissa Gaspar (PT), Wander Alencar (Rede) e Dr. Luciano Girão (Progressistas) conheceram o funcionamento e as instalações da empresa, que é responsável pela produção de 13% do asfalto do Brasil e abastece principalmente os estados da região Norte e Nordeste.