Entre 22 de fevereiro a 5 de março, serão realizadas, de forma virtual, as atividades de apresentação dos produtos pensados no âmbito do Programa Cientista-Chefe, da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), para os municípios costeiros cearenses.
Em pauta, o planejamento costeiro e marinho dos municípios cearenses localizados na faixa terrestre da zona costeira brasileira.
O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, justifica a decisão para cuidar do litoral cearense e manter as atividades econômicas que dependem do mar.
Participarão dos encontros representantes dos municípios, secretários municipais além de representantes locais. A agenda de reuniões em cada região foi definida pela Sema e vai reunir representantes do Litoral Lesta, da Região Metropolitana de Fortaleza e os Litorais Oeste e Extremo Oeste.
O Ceará possui oficialmente 23 municípios litorâneos: Acaraú, Amontada, Aquiraz, Aracati, Barroquinha, Beberibe, Camocim, Cascavel, Caucaia, Chaval, Cruz, Eusébio, Fortaleza, Fortim, Icapuí, Itapipoca, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Paracuru, Paraipaba, Pindoretama, São Gonçalo do Amarante e Trairi.
O secretário Artur Bruno destaca as ações da Sema que estão em andamento para estimular o desenvolvimento econômico nos municípios litorâneos combinado com a preservação do litoral.