Estratégias elaboradas pelo grupo devem impactar as áreas do turismo, agronegócio e inovação/tecnologia do território.
Cada território de um município tem suas próprias potencialidades que, ao serem desenvolvidas, geram oportunidades de negócios, emprego e renda para a população que nele vive. Nesse sentido, com o propósito de estimular lideranças de uma região e capacitá-las para construção e implantação coletiva de uma agenda de ações em benefício do território, o Sebrae criou o projeto Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER).
O programa consiste no trabalho de mobilizar as lideranças de uma região para formar uma governança coesa do território, capaz de visionar e definir uma agenda compartilhada de desenvolvimento das potencialidades e oportunidades. Durante oito meses, a jornada LIDER é executada nas suas três fases: identificação do território e das lideranças (fundação), construção da coletiva da agenda de desenvolvimento desse território (construção) e por fim, a implementação da estratégia e institucionalização do grupo de trabalho.
No próximo dia 16 de maio, o Sebrae apresenta a Agenda de Desenvolvimento do território do projeto Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER) Sertão Central. O evento acontece às 18h30 na Praça da Juventude, em Quixeramobim, para convidados.
No caso do LIDER Sertão Central, foram realizados nove encontros entre a entidade e os líderes, sendo estabelecidas 32 metas para o desenvolvimento do Sertão Central. Durante o processo, participaram 10 dos 14 municípios da região, constituindo um grupo de 42 líderes do primeiro, segundo e terceiro setor.
“Selecionamos de uma forma mais igualitária as lideranças que podem atuar ou já atuam no território e podem contribuir nesse processo. A gente tenta dosar vários aspectos, como a distribuição dentro dos municípios. São várias inteligências”, destaca Cleverson Souza, articulador do escritório regional do Sertão Central do Sebrae/CE.
Segundo o analista, a expectativa do Sebrae é realizar um grande Fórum de Desenvolvimento Econômico do Sertão Central no final de 2024, com o objetivo de apresentar a agenda e os resultados das ações para o restante da população.
“Essas ações serão fundamentais para impulsionar esses eixos estratégicos. Espera-se uma maior integração entre os diversos atores locais, o que contribuirá para a criação de um ambiente propício para o crescimento e a diversificação econômica da região do Sertão Central”, reforça o articulador.
Eixos estratégicos do LIDER Sertão Central
Foram definidos três eixos estratégicos: Turismo, Agronegócios, Inovação/Tecnologia, como eixos prioritários para transformar a realidade do território. Em todos os três fatores, a temática do desenvolvimento sustentável deve ser abordada. Além disso, a agenda está alicerçada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Entre as estratégias previstas, estão o desenvolvimento de rotas turísticas, incentivos para agricultura sustentável e apoio a startups, consolidação do ecossistema local de inovação, programas de capacitação tecnológica e estímulo ao acesso de crédito e financiamento das atividades rurais.
O Sebrae soma forças junto às lideranças e aos pequenos negócios, apoiando o empreendedorismo nos municípios e seus territórios, além de atuar no fortalecimento e desenvolvimento de todas as regiões do Ceará. Para mais informações sobre os serviços e ações do Sebrae no seu território, acesse o QR Code ou entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800 570 0800.
Serviço:
Apresentação da Agenda de Desenvolvimento do território do projeto LIDER Sertão Central
Data: 16 de maio
Hora: 18h30
Local: Praça da Juventude, Quixeramobim/CE