Foi aprovado na Assembleia Legislativa do Ceará o Projeto de Indicação, de autoria do deputado Queiroz Filho (PDT), que dispõe sobre o fornecimento regular e gratuito de medicamentos adequados ao tratamento da Fibrose Cística.
“Tal tratamento já é disponibilizado pelo Governo do Estado há mais de 15 anos, fruto de uma decisão judicial. Porém, tenho certeza que a regulamentação através de legislação facilitaria a aquisição e distribuição de tais medicamentos. Trata-se de uma luta constante para que não seja uma política de momento, visto que a medicação pode aumentar a expectativa de vida entre 10 a 40 anos das pessoas acometidas pela Fibrose Cística”, explica Queiroz Filho.
A doença é caracterizada principalmente por infecções e obstrução crônica do aparelho respiratório, insuficiência pancreática exócrina e suas resultantes consequências nutricionais, além de elevados níveis de eletrólitos no suor.
Segundo Queiroz Filho, é necessária uma maior mobilização para atrair olhares para essa doença, desconhecida de muitos. “O Projeto de Indicação também recomenda a promoção de campanhas de esclarecimentos, através da Administração Pública, sobre as formas de tratamento da Fibrose Cística”, disse.
Por ser um projeto de indicação, ele funciona como sugestão ao Poder Executivo. Caso o Governo do Estado opte por acatar, o mesmo deverá reenviar a mensagem à Assembleia Legislativa em forma de Projeto de Lei.