O Promotor de Justiça, Dr. Leydomar Nunes Pereira, declarou que não há nenhum procedimento investigatório em andamento contra o candidato a prefeito de Iguatu Roberto Filho (PSDB), no âmbito do Ministério Público Eleitoral. De acordo com o promotor, as alegações de que Roberto Filho estaria vinculado ou teria ligação com facções criminosas são completamente inverídicas e configuram desinformação.
“Essas informações são falsas, e a sua propagação constitui crime”, afirmou Dr. Leydomar, citando o artigo nº 323 do Código Eleitoral, que prevê que divulgar, em propaganda eleitoral, fatos sabidamente inverídicos contra candidatos ou partidos, com o potencial de influenciar eleitores, configura crime eleitoral, com pena de dois meses a um ano de detenção. Além disso, o Código Eleitoral também criminaliza práticas como calúnia, difamação ou injúria contra candidatos ou partidos.
O promotor ainda afirmou que a Polícia Civil apurará todos os fatos, e ele já requisitou à Polícia Federal a instauração de um inquérito para identificar a origem das notícias falsas. O objetivo é rastrear o responsável pela disseminação dessa fake news e garantir que ele seja punido conforme a lei.
Roberto Filho, em pronunciamento em suas redes sociais, reforçou o compromisso com a verdade: “O iguatuense merece uma eleição justa e verdadeiramente democrática. Diga não às mentiras e às FAKENEWS! Não espalhe notícias falsas. Além de ser crime, você está prejudicando diretamente o processo eleitoral. Vamos fazer uma eleição sem enganações, apresentando propostas para o povo e não disseminando mentiras”, ressaltou o candidato.