
Três queijos produzidos na Região do Vale do Jaguaribe receberam três medalhas no Concurso de Queijos realizado durante o II Mundial de queijos do Brasil. O representante cearense “Queijo Dona Vita” recebeu medalhas de ouro, com o queijo tipo “Raclete” e bronze no queijo autoral “Terra da luz”. Já o “Queijo Manteiga Mateus” recebeu medalha de prata no concurso. Os resultados foram anunciados no sábado (17/9)
O campeão do concurso de queijos e produtos lácteos foi o suíço Gruyere Reserve, produzido na Suíça. O queijo brasileiro “Dolce Bosco – Queijo Azul de Cabra” conquistou o 2º lugar no Mundial do Queijo do Brasil e o terceiro lugar, na classificação final, ficou com o queijo “Stockinghall”, dos Estados Unidos.
APOIO
Os produtores cearenses tiveram acesso ao II Mundial de Queijos do Brasil graças ao apoio do Sebrae que propiciou, também, a participação de produtores de outros sete estados brasileiros: Mato Grosso do Sul, Minais Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Amazonas e São Paulo.
Os produtores levados pelo Sebrae, durante o evento, foram distribuídos em 15 estandes, com espaço para divulgação e comercialização de produtos e o objetivo da iniciativa foi incentivar a cultura queijeira, em diferentes partes do país.
Como parte da programação do encontro, o Sebrae fez, também, uma apresentação do projeto “Do Brasil à Mesa Produtos de Origem”, com foco no desenvolvimento de uma plataforma para divulgação de produtos artesanais, tradicionais, típicos e regionais do Brasil para incentivar a valorização, com alto valor agregado.
Ao todo, o concurso de queijos e lácteos recebeu 1,133 mil inscrições de 11 países: Brasil, Brasil, México, Panamá, Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça, Inglaterra e País de Gales.
Segundo os organizadores, foram considerados critérios como aspecto interno e externo, textura, e outras características sensoriais. Na fase classificatória, 21 concorrentes ganharam medalhas Super Ouro; 86 de Ouro; 158 de Prata e 219 de Bronze. Os Super Ouro passaram para o julgamento final.
A programação do Mundial de Queijo do Brasil incluiu também uma feira, com produtores oferecendo diversos produtos, não apenas queijos, como também azeites e vinhos.