O deputado estadual Queiroz Filho (PDT) alertou na última terça-feira (10) para a necessidade de desenvolvimento de estudos voltados ao tratamento de pacientes com fibrose cística, medida incluída entre as suas emendas apresentadas para a Lei Orçamentária Anual de 2020, a serem votadas na Assembleia Legislativa de Fortaleza.
“No dia 5 de setembro é celebrado o Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística. Na ocasião, presidi uma sessão solene em alusão ao Setembro Roxo. Mas o trabalho para atrair maior atenção para essa doença hereditária que muitos desconhecem deve ser constante”, disse o deputado.
O parlamentar também explicou que a reivindicação para que a distribuição de medicamentos seja contínua ainda é um obstáculo a ser superado. “A Secretaria de Saúde realiza a compra dos remédios, mas existe uma luta para que não seja uma política de momento, pois esse não é um problema pontual e os pacientes não podem interromper o tratamento”, disse.
Queiroz também destacou o trabalho realizado pela Associação Brasileira de Assistência a Mucoviscidose (Aceam), presidida por Celmar da Costa Viana, pelo trabalho em prol da visibilidade e tratamento da fibrose cística.