A Câmara Municipal de Fortaleza concedeu, nesta quinta-feira (24), o Título de Cidadão Honorário de Fortaleza ao poeta e radialista Pedro Célio Forte Sampaio. A homenagem foi proposta pelo Decreto Legislativo 1010, de 17 de fevereiro de 2022, oriundo do Projeto de Decreto Legislativo 107/2021 de autoria do vereador Marcelo Lemos (PSL), que justificou a comenda pelo muito que o homenageado tem contribuído para o engrandecimento sócio politico e cultural da Fortaleza. A solenidade foi presidida pelo vereador Carlos Mesquita (PDT), no ato representando o presidente da CMFor, Antônio Henrique (PDT).
Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, o vereador Marcelo Lemos agradeceu aos vereadores por terem aprovado por unanimidade a concessão do título de cidadão de Fortaleza a Pedro Sampaio. “Ele é um cabra macho, que veio da localidade de Catuana, em Caucaia e vem lutando pela cultura e pela causa gonzaguiana. Incentivador do Carnaval e de Festivais de Quadrilhas, essa é uma das homenagens mais justas que essa Casa já concedeu. Como comunicador tem levado as notícias da Câmara para o mundo. Precisamos de pessoas como você para manter a cultura viva. Receba esse título mais que merecido, pelo profissional, cidadão, pelo ser humano que você é e defensor da cultura do Ceará”, disse.
O vereador Jorge Pinheiro parabenizou o homenageado, afirmando que todos os vereadores se acostaram a propositura, por ser o homenageado muito querido por todos, por sua alegria e profissionalismo. “É um grande homem, um grande incentivador da cultura, que ama Fortaleza!Todos os assuntos ele tem um poema, um cordel, uma história para contar. E hoje podemos dizer que Pedro Sampaio é cidadão fortalezense. Hoje você pode dizer ‘Fortaleza é minha, e eu sou de Fortaleza’. Obrigado por sua amizade, seu carinho e sempre defender a Câmara e Fortaleza”, ressaltou.
Após receber o título de cidadão honorário de Fortaleza, Pedro Sampaio fez seus agradecimentos. “Vou falar dessa cidade, a emoção que senti. Fiz essa música em homenagem a Fortaleza para mostrar meu amor por essa terra. Aqui nasceram seis filhos, muitas histórias vivenciadas. Esse momento agora mexeu muito com meu coração, pessoas tão queridas aqui presentes. Hoje sou cidadão de Fortaleza de fato e de direito. Essa terra me deu muitas alegrias. Moro num lugar que é Conjunto Ceará há 38 anos. Se eu caminhar um pouco estou em minha terra, Caucaia. Mas também é momento de saudade. Como eu gostaria que estivessem aqui Luciano Girão, Marcílio Câmara e Iraguassú Teixeira, pessoas muito importantes para a Cultura, mas que estão em outro plano. Quero agradecer a Deus por esse momento,” concluiu.
No final aconteceu uma apresentação de sanfoneiros presentes, como Waldonys, Adelson Maia, Ruanzinho, Mateus do Acordeom, Aldira, entre outros e os dançarinos do Grupo Terra da Luz
A mesa solene foi composta pelo vereador Marcelo Lemos; pelo presidente da Academia Poética Brasileira embaixador Internacional da Paz da França e Suécia, Mário Lincoln Santos; pelo vice-presidente da Academia de Letras e Artes de Caucaia, professor Carlos Augusto Vasconcelos; pela presidente da Colônia Gonzaguiana de Fortaleza, Joana D’Arc Torres de Menezes e pelo vereador Jorge Pinheiro.