O relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), deputado Federal Danilo Forte (União-CE), garantiu a destinação de recursos federais para a duplicação e reparação de rodovias estratégicas no Ceará como forma de ampliar os investimentos na região e dar vazão à produção no Porto de Pecém.
O assunto foi tratado durante reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, que contou também com a prefeita de Solonópole (CE), Ana Vládia, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), Fabrício Galvão, e integrantes da pasta.
Segundo o parlamentar, os recursos serão viabilizados por meio do Orçamento de 2024 e no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). Ainda no encontro, o ministro afirmou que deve fazer uma visita ao Ceará nos próximos dias para anunciar as obras.
“É fundamental agilizar e priorizar o andamento dessas obras para garantir o desenvolvimento do Estado, que são importantes no contexto do Porto de Pecém”, afirmou Danilo Forte após a reunião.
Entre as obras que receberão investimentos estão as duplicações da BR-116 (de Pacajus até Tabuleiro); da BR-020 (até Canindé) e ainda da BR-222, da entrada do Porto do Pecém até Itapajé. Também foram tratados das obras na BR-226, que ligará Solonópole a Jaguaribe e da BR 404, de Poranga (CE) ao Piauí.
“A reurbanização do trecho de Solonópole, por exemplo, será muito importante pelo que representa para o setor da pecuária do leite”, apontou Forte.