Por meio de seu presidente, Júnior Castro, e de sua equipe técnica; a Aprece participou, na última quarta-feira (24), de uma reunião virtual com o Secretário Executivo da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Marcos Gadelha e outros membros da pasta. O encontro, que também contou com a participação de representantes do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE) teve como objetivo apresentar e discutir tecnicamente o Programa Cuidar Melhor, lançado em janeiro, pelo Governo do Estado.
A iniciativa é pioneira no País e tem foco na redução da mortalidade infantil, redução da mortalidade por AVC e infarto, e baixar a mortalidade por acidente de trânsito envolvendo motocicletas. O programa também visa fortalecer as redes de saúde e a atuação regional, proporcionando mais qualidade de vida para a população.
Durante a reunião, Caio Cavalcanti, Coordenador de Políticas Intersetoriais da Sesa, fez uma apresentação sobre os objetivos, a metodologia e os resultados esperados pelo programa (confira AQUI). Foram discutidos os indicadores e os detalhes do Cuidar Melhor, que, de acordo com Marcos Gadelha, não é apenas do Governo do Estado, mas deve ser executado em parceria com os municípios e a própria sociedade. Na ocasião, foi solicitado o apoio da Aprece na divulgação e implementação da iniciativa nas cidades cearenses.
Júnior Castro garantiu que a entidade municipalista irá prestar total apoio ao programa, por entender a importância da melhoria dos indicadores da Saúde e do próprio incentivo pressuposto para os municípios com resultados mais positivos. “Iremos atuar conjuntamente para fazer todos os alinhamentos necessários de modo que o programa seja de fato implementado nos municípios cearenses, o mais rápido possível”.
Como deliberação do encontro, ficou agendada uma nova reunião técnica, para a próxima segunda-feira (1º), com o intuito de finalizar o Termo de Acordo e Cooperação Técnica entre Sesa, Aprece, Cosems/CE e Conselho Estadual de Saúde (CESAU);e o Termo de Compromisso entre o Estado e os Municípios.