Um espaço construído coletivamente dentro do Residencial Habitacional José Euclides, no bairro Jangurussu, em Fortaleza. É assim o Zona Viva, projeto do Governo do Ceará, coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS), que inaugurou sua primeira unidade, na noite desta quinta-feira (3), e que será implantado em outros residenciais habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. A inauguração contou com a presença do governador Elmano de Freitas, do secretário Nacional das Periferias, Guilherme Simões, e da secretária da Proteção Social, Onélia Santana.
“As nossas periferias precisam de muitas Zonas Vivas para que as sementes que estamos lançando hoje floresçam em todos esses territórios e para que os nossos jovens, adultos, idosos e crianças acessem seus direitos à arte, educação e cultura. Este é um espaço sonhado e gestado dentro da periferia. Essa é uma verdadeira zona viva da nossa cidade, um lugar de oportunidades para a nossa gente. E aproveito para renovar aqui meu compromisso com as periferias, que são prioridade neste Governo”, reiterou o governador Elmano de Freitas, durante a inauguração do Projeto Zona Viva, no Jangurussu.
O Zona Viva inicia suas atividades ofertando 100 vagas para diversos cursos. As pré-inscrições já iniciaram e o funcionamento do espaço começa nesta sexta-feira (4), com tira-dúvidas e inscrições para as aulas, que iniciam próximo dia 21 de agosto.
As primeiras turmas serão de Informática Básica, Excel Básico, Assistente Administrativo, Assistente Financeiro e Eletricista Predial de Baixa Tensão. Os primeiros cursos são uma parceria com o Senac. Em seguida, serão ofertados cursos da própria SPS, dentro dos programas Criando Oportunidades e Primeiro Passo. Além destas atividades, o espaço também vai atuar com ações de esporte, cultura e lazer para a comunidade. O projeto atende a uma demanda da população do residencial e foi construído de forma coletiva com os moradores.
A secretária da Proteção Social, Onélia Santana, lembrou que o Zona Viva nasceu junto com a comunidade. “Ouvimos as mães, os jovens e crianças para que pudéssemos trazer para o território um projeto que fosse resultado dessa troca com a comunidade, e hoje, estamos aqui com o Zona Viva, que é um sonho coletivo que se tornou realidade e que vai transformar através da cultura, tecnologia e qualificação profissional, a vida das pessoas que nestes espaços”, destacou a gestora.
Guilherme Simões, secretário Nacional de Periferia, participou da inauguração e ressaltou que o Zona Viva não é só um equipamento, ele carrega uma simbologia muito forte desse novo momento da relação do governo com as periferias. “Parabenizo o Governo do Ceará por essa iniciativa que leva as políticas públicas para dentro das zonas periféricas e lança uma nova perspectiva para a população que vive nestes territórios”, complementou.
O público alvo do projeto são famílias residentes nos conjuntos habitacionais e em áreas circunvizinhas. O equipamento conta com Sala de Informática; Sala Multiuso; Área de Eventos e vai atuar dentro dos seguintes eixos: Tecnologia; Qualificação Profissional; Esporte; Lazer; Arte e Cultura. Dentre as atividades na área de cultura estão Clube de Leitura; Oficinas Literárias e Contação de Histórias.
“O Zona Viva é a realização de um sonho! Essa é a primeira vez que se lança um projeto tão positivo para a nossa comunidade. No Residencial José Euclides, nós queremos tecnologia e oportunidade, e a Zona Viva de cultura e tecnologia é o que vai salvar a nossa periferia. Esse espaço tem alma, ele inclui toda a comunidade e vai germinar muita coisa boa”, ressaltou o morador do residencial e representante da comunidade, Sérgio Farias.
Onde encontrar o Zona Viva
Local: Residencial José Euclides – Rua A, quadra 10 B, bloco 7 – Jangurussu