Últimas Notícias
Residencial José Euclides, em Fortaleza, recebe primeira unidade do Projeto Zona Viva
Home Últimas Notícias Residencial José Euclides, em Fortaleza, recebe primeira unidade do Projeto Zona Viva

Um espaço construído coletivamente dentro do Residencial Habitacional José Euclides, no bairro Jangurussu, em Fortaleza. É assim o Zona Viva, projeto do Governo do Ceará, coordenado pela Secretaria da Proteção Social (SPS), que inaugurou sua primeira unidade, na noite desta quinta-feira (3), e que será implantado em outros residenciais habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida. A inauguração contou com a presença do governador Elmano de Freitas, do secretário Nacional das Periferias, Guilherme Simões, e da secretária da Proteção Social, Onélia Santana.

“As nossas periferias precisam de muitas Zonas Vivas para que as sementes que estamos lançando hoje floresçam em todos esses territórios e para que os nossos jovens, adultos, idosos e crianças acessem seus direitos à arte, educação e cultura. Este é um espaço sonhado e gestado dentro da periferia. Essa é uma verdadeira zona viva da nossa cidade, um lugar de oportunidades para a nossa gente. E aproveito para renovar aqui meu compromisso com as periferias, que são prioridade neste Governo”, reiterou o governador Elmano de Freitas, durante a inauguração do Projeto Zona Viva, no Jangurussu.

O Zona Viva inicia suas atividades ofertando 100 vagas para diversos cursos. As pré-inscrições já iniciaram e o funcionamento do espaço começa nesta sexta-feira (4), com tira-dúvidas e inscrições para as aulas, que iniciam próximo dia 21 de agosto.

As primeiras turmas serão de Informática Básica, Excel Básico, Assistente Administrativo, Assistente Financeiro e Eletricista Predial de Baixa Tensão. Os primeiros cursos são uma parceria com o Senac. Em seguida, serão ofertados cursos da própria SPS, dentro dos programas Criando Oportunidades e Primeiro Passo. Além destas atividades, o espaço também vai atuar com ações de esporte, cultura e lazer para a comunidade. O projeto atende a uma demanda da população do residencial e foi construído de forma coletiva com os moradores.

A secretária da Proteção Social, Onélia Santana, lembrou que o Zona Viva nasceu junto com a comunidade. “Ouvimos as mães, os jovens e crianças para que pudéssemos trazer para o território um projeto que fosse resultado dessa troca com a comunidade, e hoje, estamos aqui com o Zona Viva, que é um sonho coletivo que se tornou realidade e que vai transformar através da cultura, tecnologia e qualificação profissional, a vida das pessoas que nestes espaços”, destacou a gestora.

Guilherme Simões, secretário Nacional de Periferia, participou da inauguração e ressaltou que o Zona Viva não é só um equipamento, ele carrega uma simbologia muito forte desse novo momento da relação do governo com as periferias. “Parabenizo o Governo do Ceará por essa iniciativa que leva as políticas públicas para dentro das zonas periféricas e lança uma nova perspectiva para a população que vive nestes territórios”, complementou.

O público alvo do projeto são famílias residentes nos conjuntos habitacionais e em áreas circunvizinhas. O equipamento conta com Sala de Informática; Sala Multiuso; Área de Eventos e vai atuar dentro dos seguintes eixos: Tecnologia; Qualificação Profissional; Esporte; Lazer; Arte e Cultura. Dentre as atividades na área de cultura estão Clube de Leitura; Oficinas Literárias e Contação de Histórias.

“O Zona Viva é a realização de um sonho! Essa é a primeira vez que se lança um projeto tão positivo para a nossa comunidade. No Residencial José Euclides, nós queremos tecnologia e oportunidade, e a Zona Viva de cultura e tecnologia é o que vai salvar a nossa periferia. Esse espaço tem alma, ele inclui toda a comunidade e vai germinar muita coisa boa”, ressaltou o morador do residencial e representante da comunidade, Sérgio Farias.

Onde encontrar o Zona Viva

Local: Residencial José Euclides – Rua A, quadra 10 B, bloco 7 – Jangurussu

Compartilhe:
Veja Mais