Há 72 anos, o Senac Ceará é uma das instituições protagonistas no que se refere à educação e à formação profissional. E isso só foi possível (e ainda é), dentre outros fatores, porque a instituição não para de criar, renovar, inventar e se reinventar com o único objetivo de transformar vidas. E em 2020 não foi diferente! Em fevereiro, entre os dias27 e 29, aconteceu no Centro de Eventos do Ceará a primeira edição do Congresso de Educação Sesc e Senac. Com o tema Metodologia & Inovação, o evento trouxe para Fortaleza renomados pesquisadores e estudiosos ligados à educação para discutir sobre os contextos atuais e as perspectivas da educação básica e profissional no Brasil.
Buscando cada vez mais estar em sintonia com o momento e aproveitar as oportunidades, o Senac apostou em campanhas alusivas, com o objetivo de mostrar para os cearenses a qualidade e os benefícios para quem estuda na instituição. Foi assim, por exemplo, no período de Férias de janeiro, cujo mote foi aproveitar o período para se aperfeiçoar profissionalmente, e no Carnaval, com direito até a marchinha para divulgar os cursos. O Senac também apostou em datas como a Semana do Brasil, em setembro, e Black Friday, durante todo o mês de novembro.
Em março, no entanto, os planos traçados para 2020 precisaram ser repensados. O mundo inteiro foi desafiado a rever suas atitudes, suas formas de pensar e de agir. Com rapidez, agilidade, muita criatividade e atento às novas tecnologias, o Senac criou novas maneiras de seguir ainda mais atuante. Ainda em março, houve o lançamento do Tudo em Casa Fecomércio, iniciativa voltada para ajudar as pessoas a continuarem se capacitando mesmo no período de isolamento social com uma programação exclusiva, com transmissão pelas redes sociais.
Assim, o Senac convidou especialistas, instrutores e empresários para participar de lives e criar pílulas de conhecimento, como forma de levar ao público debates sobre gestão dos negócios e tendências no novo cenário mundial, além de dicas para profissionais autônomos e de empreendedorismo nos diversos segmentos, como gastronomia, moda e beleza. Ainda dentro do Tudo em Casa Fecomércio, o Senac idealizou semanas temáticas para as áreas de Gastronomia, Beleza, Turismo, Moda e Tecnologia da Informação, por exemplo. A programação foi totalmente gratuita e online, e foi disponibilizada no Instagram @senacce.
Ainda para continuar disseminando o conhecimento, o Senac disponibilizou para seus alunos o acesso às 600 obras da Biblioteca Digital, de maneira a proporcionar maior autonomia e otimização do processo de aprendizagem. Além disso, a partir de novembro, tanto os alunos Senac quanto o público em geral, também passaram a usufruir do novo serviço de e-commerce da Livraria Senac, que lançou seu site. Uma ótima notícia para quem busca comodidade na hora de comprar.
Solidariedade
Com o propósito de contribuir para a retomada dos setores econômicos mais impactados pela pandemia da Covid-19, o Sistema Fecomércio Ceará disponibilizou 1000 vagas em 12 cursos gratuitos, com aulas de forma remota e ao vivo, para aperfeiçoamento profissional através do Programa Senac de Gratuidade (PSG). Voltados para os segmentos de Varejo, Bares e Restaurantes, Meios de Hospedagem e Salão de Beleza, os cursos iniciaram em setembro.
Em 2020, mais do que nunca, o Senac aprimorou o seu olhar para a responsabilidade social, a exemplo da parceria com o movimento Auê do Amor. Contando ainda com doações do programa Mesa Brasil Ceará, do Sesc, a iniciativa aumentou a sua capacidade de produção de quentinhas destinadas a pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social graças à cessão de uma das cozinhas da unidade do Centro. Por semana, eles produziram 1000 refeições e 800 porções de bolos e tortas, atendendo seis comunidades.
O Senac também encabeçou a campanha “Costuras do Bem”, criada com o objetivo de oferecer mais uma oportunidade de geração de renda para costureiras e, ainda, ajudar na prevenção ao Covid-19. A iniciativa cadastrou, via edital, mais de 130 profissionais para a produção de máscaras caseiras. A campanha superou as expectativas com a arrecadação de mais de 32 mil máscaras, que, por sua vez, foram destinadas para instituições cadastradas no Mesa Brasil.
Inovação
Outra iniciativa de destaque foi a série de Workshops gratuitos e exclusivos nas áreas de gastronomia, beleza e varejo. Essa iniciativa, inclusive, serviu como espécie de “aperitivo” para o público interessado em conhecer mais sobre os cursos remotos nas respectivas áreas. Os números mostram o sucesso da ação: foram mais de 9 mil inscritos e mais de 2 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais. E, graças a essa ação, fechamos três turmas do curso de PersonalStylist, gerando 221 matrículas.
O mercado não espera. Enquanto alguns setores não tiveram alternativa a não ser ficar parados durante o isolamento social, outros adaptaram suas atividades para serem feitas sem desrespeitar às medidas de proteção. Dessa forma, muitos profissionais em formação desejaram continuar seus estudos, a fim de conquistarem posições no mercado de trabalho, ainda durante a pandemia, ou logo depois que ela acabar.
Para atender às necessidades desse público, o Senac Ceará retomou, a partir de maio, as atividades de uma parte de seus cursos através de aulas online, seguindo em consonância às de outras grandes entidades, como o Ministério da Educação. As aulas foram ministradas através da plataforma Google For Education, que une diversas ferramentas para possibilitar maior interação entre professores e alunos. No total, os cursos remotos ao vivo contaram com mais de 1.670 alunos matriculados.
A pandemia também trouxe um novo panorama para a economia no País e no Ceará, com perspectiva de resultados negativos. Pensando nisso, o Senac lançou em junho o Programa Gestão da Retomada, para auxiliar gestores a se adequarem rapidamente às mudanças e salvar seus negócios. Em parceria com a IXL Center, consultoria global de inovação de Cambridge, que no Nordeste é parceria da Trainer DG, o Programa prepara gestores para a retomada das suas atividades, apoiando as decisões estratégicas.
Além disso, o Senac também realizou consultoria com mais de 83 restaurantes e 70 hotéis e pousadas para a implantação dos protocolos de prevenção a Covid-19. Após uma análise criteriosa, a equipe da instituição elabora e entrega um relatório com o diagnóstico para a empresa e o processo segue com as orientações de como implantar os procedimentos. Em paralelo, é realizado treinamento com a equipe sobre conduta pessoal, uso de EPI e distanciamento social. A consultoria finaliza com a entrega de um plano de prevenção, descrevendo todas as ações adotadas em prevenção à contaminação, ou seja, o protocolo da empresa em si.
Teve tudo isso e muito mais em 2020. O Senac participou de mais uma edição do Dragão Pensando Moda, dentro do Dragão Fashion Brasil, mesmo em um novo formato online. Além disso, também recebeu, antes da pandemia, a palestra “Futuro do Comércio: Blockchain e Criptomoedas”, promovida pelo Inovacom – o Hub de Inovação do Comércio, e idealizou o webdoc “Agora que São Elas”, com histórias inspiradoras de três mulheres empreendedoras, só para citar algumas ações.
Foi um ano desafiador, mas, ao mesmo tempo, com muitas lições aprendidas. E é com essa mesma motivação que o Senac se volta para 2021.