O Sesc iniciou 2020 cheio de planos e novos projetos para o público em geral e até com os próprios colaboradores, a exemplo do I Congresso de Educação Sesc e Senac, evento que trouxe renomados pesquisadores e estudiosos para discutir sobre os contextos atuais e as perspectivas da educação básica e profissional no Brasil.
No entanto, o mundo mudou. O Sesc entrou rapidamente no ritmo dessa mudança, reinventando-se de maneira criativa, ágil e de olho nas novas tecnologias e nas novas formas de estar perto e cuidar das pessoas. Uma das principais ações nesse sentido foi o Tudo em Casa Fecomércio, criado ainda em março, com o objetivo de ampliar o conhecimento, realizar atividades de lazer, saúde e cultura e, principalmente, manter vínculos sociais durante o período de distanciamento social. De suas casas, os artistas produziam conteúdos exclusivos, que foram transmitidos ao vivo por meio das redes sociais e/ou aplicativos de conferência remota. Até novembro, foram realizadas mais de 1190 ações, reunindo um público aproximado de 616.000 pessoas.
E uma nova maneira de fazer cultura também chegou na Mostra Sesc de Culturas! Realizada há mais de 20 anos, este ano, pela primeira vez, o evento aconteceu de forma totalmente virtual, como culminância do próprio Tudo em Casa Fecomércio. Com mais de 70 apresentações artísticas, a Mostra contou com mais de 42 mil visualizações, somando todas as lives da programação. Nas redes sociais, o evento teve um alcance de mais de 592 mil visualizações no Facebook e Instagram. O evento expandiu a cultura cearense para o mundo através das plataformas digitais, a partir de uma programação 100% made in Ceará, valorizando artistas locais, e chegando a vários lugares além Ceará, a exemplo de países como Portugal, Espanha, Alemanha, EUA e Suíça.
A Mostra apostou ainda na produção de conteúdos exclusivos, como as visitas guiadas pelas crianças da Fundação Casa Grande aos Museus Orgânicos dos Mestres da Cultura. Por meio de vídeos no formato 360º, o internauta passeou no espaço virtual, interagiu e escolheu os melhores ângulos. Além disso, foram produzidos cinco web documentários que deixaram registrados a história, a memória das brincadeiras e os ofícios dos Mestres e da cultura popular.
Solidariedade
A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) despertou uma onda de solidariedade em todo o País. O isolamento social não se tornou um impedimento para que as pessoas entrassem de vez nesta grande corrente do bem. E foi a partir dessa premissa que o Sesc lançou o projeto Sintonia do Bem, com a realização de uma série de lives com artistas com o objetivo de arrecadar alimentos para o Mesa Brasil, programa que atua na perspectiva da segurança alimentar e nutricional da instituição. Waldonys, Jessier Quirino, Ana Carolina, Zizi Possi, Bráulio Bessa, Marcelo Jeneci e Amelinha são apenas alguns artistas que participaram do Sintonia do Bem.
Além disso, o Mesa Brasil iniciou durante a pandemia uma campanha para incentivar restaurantes e lanchonetes que ficaram fechados durante o isolamento a doarem os alimentos para as mais de 450 entidades sociais cadastradas pelo Sesc. A ação partiu da ideia de que, mesmo sem funcionar, é possível servir empatia, sorriso e conforto para aqueles que mais precisam. De março até novembro, o Mesa Brasil já arrecadou mais de 2,5 milhões de quilos de alimentos, conseguindo alcançar mais de 1,670 milhão pessoas de 420 instituições.
Ainda no tema solidariedade, o Sesc firmou parceria com o Fortaleza Esporte Clube e Ceará Sporting Club para arrecadar alimentos durante a final do Campeonato Cearense de Futebol 2020, que aconteceu no dia 21/10. Intitulada Torcida Solidária, a ação estimulou a doação de alimentos para o programa Mesa Brasil, como forma de ajudar ainda mais combater a fome da população em situação de vulnerabilidade social.
Representatividade e educação
Em 2020, o Encontro Sesc Povos do Mar completou dez anos de realização e aconteceu entre os dias 6 e 11 de dezembro. Para celebrar a data, o Sesc, mais uma vez, encontrou novas formas de dar visibilidade às quase 200 comunidades litorâneas. Assim, foi produzida uma websérie documental que registrou os modos de vida e cultura existentes nas praias, desde Icapuí até Chaval. Já a websérie Dicumê compartilhou saberes, memórias e práticas alimentares de comunidades do litoral que participam do projeto. Neste ano, a tradicional regata que marca o início do evento contou com 10 embarcações, que se transformaram em obras de arte flutuantes. Em seguida, de 12 a 15/12, foi a vez do Herança Nativa.
Desenvolver habilidades e olhares para o mundo, estimular o protagonismo e a sociabilidade, estimular momentos de reflexão, fala e escuta. Esses são apenas alguns dos pilares da Escola Educar Sesc, que deu continuidade, durante o isolamento social, ao trabalho desenvolvido com todos os seus alunos. De suas casas ou no próprio ambiente escolar, uma vez que o Sesc já adotou o modelo híbrido no Ensino Fundamental II, os estudantes tiveram a oportunidade de ter acesso a um ensino que segue uma proposta pedagógica sócio interacionista, que vivencia conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), projeto que proporciona uma educação gratuita e de qualidade para aqueles que querem retomar os estudos, e o Pré-universitário, curso preparatório para o Enem e o vestibular, seguiram tendo aulas online, com todo suporte pedagógico necessário para uma formação de excelência.
Turismo
O ano de 2020 foi bastante desafiador para o setor de hotelaria e turismo. No entanto, o Sesc Iparana Hotel Ecológico se destacou em 2020, saindo na frente neste período de retomada responsável. O local reabriu suas portas em julho, seguindo novas regras de circulação e higienização dos ambientes, devido aos cuidados para evitar a transmissão do Covid-19. Além disso, o hotel recebeu o selo Turismo responsável, do Ministério do Turismo que chancela os estabelecimentos que cumprem as boas práticas de higienização e também conquistou o Prêmio Travellers‘ Choice, fazendo parte agora de um grupo seleto de apenas 10% dos melhores hotéis do mundo pelo TripAdvisor.
O Sesc sabe da importância da promoção e da valorização do turismo local neste momento. Por isso, também com o objetivo de promover a retomada das atividades do setor de Turismo Social da instituição, realizou a websérie “Viaje nessa Live”, que contou com quase duas mil visualizações. Durante os meses de setembro e outubro, foram apresentados três destinos do Estado (Sesc Iparana/Rio Ceará, Itarema e Guaraciaba do Norte/São Benedito). Após a exibição de cada episódio, os interessados puderam adquirir pacotes e vivenciar todas essas e outras experiências apresentadas nos programas.
O ano de 2020, enfim, foi de muitas conquistas e, principalmente, lições aprendidas. O Sesc, entretanto, já voltou o seu olhar para os próximos anos, independentemente do que vem por aí. Afinal de contas seu maior propósito é o de servir e transformar vidas.