Últimas Notícias
Revista Plenário traz reportagem multimídia sobre campos de concentração no Ceará
Home Últimas Notícias Revista Plenário traz reportagem multimídia sobre campos de concentração no Ceará

A primeira edição de 2022 da Revista Plenário, publicação da Assembleia Legislativa do Ceará, oferece aos leitores uma jornada que passa pela memória do Ceará, abordando ainda cultura, meio ambiente, cidadania e ações da Casa Legislativa.

Todas as edições da Revista Plenário estão disponíveis no formato PDF no site da AL.

Na edição atual, a Revista Plenário apresenta um episódio da história cearense desconhecido por muitos: os campos de concentração que existiram no Ceará na década de 1930. A história é contada por um sobrevivente de 101 anos, Joaquim Alves Barbosa, que compartilha a memória, as dores da família e da infância.

A matéria disponibiliza ainda ao leitor um material audiovisual que pode ser acessado tanto pelo QR Code impresso na revista como por meio de um ícone do YouTube na página da matéria na versão digital. Com 15 minutos de duração, o vídeo apresenta depoimentos sobre os campos de concentração no Ceará.

Ainda na memória da história do Ceará, a Revista aborda a descoberta, em 1994, de restos mortais da epidemia da varíola, em 1878 e a Padaria Cultural, movimento cultural surgido no Estado em 1892.

DIVERSIDADE DE TEMAS

A importância do feminismo negro e da mobilização de mulheres negras para influenciar a agenda política é destacada nesta edição, que aborda ainda o  direito à higiene menstrual e a iniciativa de distribuir absorventes nas escolas públicas do Ceará.

As possibilidades da cidade e do espaço urbano também são temas da publicação, que mostra as intervenções da Prefeitura de Fortaleza para dar novos usos a espaços ociosos por meio do projeto Praça Viva.

Em muitos dos espaços públicos de Fortaleza e outros municípios do Ceará também a população pode encontrar obras do artista cearense Sérvulo Esmeraldo, tema de matéria da Revista Plenário, que marcou a cultura e arte com seus traços, linhas e ideias. Ele morreu em 2017.

Na área socioambiental, a Revista aborda a criação de abelhas nativas e sua participação essencial do equilíbrio da natureza e o trabalho da ONG Aquasis, que atua pesquisa e preservação de ecossistemas aquáticos no Ceará.

O projeto “Vai, Maria” do Instituto da Primeira Infância (Iprede) é tema de matéria da publicação, que apresenta a forma de transformar histórias por meio da moda, acolhimento e escuta de famílias em situação de vulnerabilidade.

A transformação da vida de animais com problemas de mobilidade ao receberem cadeiras de rodas adaptadas por meio do projeto cearense Rodapet e a relação com os tutores também está em pauta na publicação.

AÇÕES NO LEGISLATIVO

No ambiente da Casa Legislativa, a publicação apresenta as ações das edições de 2021 da Assembleia Itinerante, iniciativa da AL para se aproximar da população das diversas regiões do Estado, com sessões plenárias e serviços prestados por meio da parceria com órgãos públicos e instituições.

Dois parlamentares assinam artigos nesta edição da Revista Plenário. A deputada Érika Amorim (PSD) aborda os valores humanos da educação de crianças e adolescentes, e o deputado Júlio César Filho (Cidadania) destaca o diálogo no exercício pleno da democracia.

A Revista Plenário entra ainda no mundo dos livros físicos e digitais e destaca que o Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) tem, desde 2020, o ISBN do livro digital e do livro impresso, que permitem identificar as diversas publicações editadas pelo órgão e disponíveis também no site da AL.

Compartilhe:
Veja Mais