
Na tarde desta segunda-feira (31/03), o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, apresentou os principais resultados do processo de Transformação Digital (TD) da instituição. O evento contou com a presença do 1º Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado; do Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves; do Diretor Financeiro da FIEC e Presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC), Edgar Gadelha; da Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), Dana Nunes; e do Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda. Além disso, estiveram presentes outros membros da gestão e mais de 600 colaboradores, entre presenciais e virtuais.
Ricardo Cavalcante iniciou sua fala destacando os avanços significativos obtidos até o momento no processo de transformação digital, ressaltando as principais entregas alcançadas. Ele falou sobre a automação de processos e os resultados conquistados, evidenciando a agilidade nas atividades e a eficácia no direcionamento dos esforços para ampliar os resultados. Durante sua apresentação, ele também mencionou o trabalho do Comitê de Governança da Transformação Digital, ressaltando a importância de um gerenciamento estratégico e alinhado com as necessidades da instituição.
“A Transformação Digital tem sido uma jornada de colaboração. A cada etapa, percebemos o impacto real das inovações implementadas. Hoje, temos 30% de nossos colaboradores atuando na liderança e execução de projetos, o que demonstra o engajamento e a capacitação que estamos promovendo dentro da FIEC. Além disso, 87% dos nossos colaboradores já se beneficiaram diretamente dessas mudanças, e isso é motivo de grande orgulho para todos nós”, comentou Ricardo Cavalcante.
O Presidente da FIEC também pontuou os novos desafios e temas da Transformação Digital para os próximos anos. Ele mencionou a implementação de ações de treinamento em tecnologias emergentes, como hiperautomação e inteligência artificial generativa, além da modernização de sistemas comerciais e otimização de processos. Além disso, destacou a importância de ferramentas de comunicação corporativa para fortalecer a colaboração entre as equipes, e o contínuo apoio aos projetos de inovação do IEL, SESI e SENAI Ceará.