O Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, e o Governador do Ceará, Elmano Freitas, foram recebidos por CEOs da ArcelorMittal América Latina e Pecém, nesta quinta-feira (04/04), durante visita à sede da produtora de aço, no Pecém. Os gestores foram acolhidos pelo CEO ArcelorMittal América Latina Aços Planos, Jorge Oliveira, e pelo CEO ArcelorMittal Pecém, Erick Torres. Durante a visita, foram apresentados os processos produtivos do aço e abordados os recordes e avanços alcançados pela ArcelorMittal neste primeiro ano da empresa no Ceará, além de projetos futuros em diversos âmbitos a partir do potencial do Estado.
Foram convidados para a tarde na empresa também o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho; a Vice-Presidente da FIEC e Secretária de Estado de Relações Internacionais, Roseane Medeiros; a Diretora Vice-Presidente financeira do Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Rebeca Oliveira; e o Diretor-Presidente da ZPE Ceará, Hélio Winston Leitão.
Ricardo Cavalcante enfatizou o trabalho conjunto que já vem sendo desenvolvido para a contínua qualificação profissional na produção de aço. “Nosso relacionamento está sendo excelente e já impulsionamos muitas ações. Estamos de portas abertas para acolher as demandas e estamos preparados para fazer esse trabalho”, assegurou o gestor, colocando a FIEC à disposição.
Jorge Oliveira, CEO ArcelorMittal América Latina, compartilhou os planos da indústria no estado. “Viemos para ficar. E a gente tem a oportunidade de, no futuro, fazer a verticalização dos nossos processos e dos nossos produtos. Com isso, a gente vai gerar valor para a nossa organização e para o Estado, com o potencial de muitos negócios. É o primeiro ano da nossa gestão aqui e estamos muito felizes em estarmos presentes no Ceará”, completou.
O governador Elmano de Freitas enfatizou que a ArcelorMittal é uma importante parceira, ao gerar empregos e renda para a população, desenvolver outros setores produtivos e contribuir com a economia do estado. “Nós estamos falando aqui de mais de 5 mil empregos diretos, sendo mais de 20 mil pessoas beneficiadas direta e indiretamente. O que nós estamos querendo é ter um Estado com crescimento econômico e a ArcelorMittal é uma peça-chave para isso. Nós temos conversado, inclusive, sobre a expansão da ArcelorMittal no Estado do Ceará. Ressaltamos também o aspecto de liderança, de participação de mulheres na empresa, o trabalho social que a ArcelorMittal faz com as comunidades do entorno e os investimentos em programas sociais. Para nós, é um grande orgulho termos no Ceará uma empresa com o know-how, a experiência e a capacidade que a ArcelorMittal tem”, destacou Elmano.
Dentre os gestores da produtora de aço presentes, também estiveram o COO – Diretor Operacional, Kleber Beraldo; o CTO – Diretos Técnico, Wellington Guidoni; a gerente geral Sustentabilidade e Relações Institucionais, Patrícia Colaferro; a gerente geral de Recursos Humanos, Gisele Sestren; e o gerente Jurídico, Vinícius Simões.