O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou na última quinta-feira (9/1), em Lisboa, da Conferência “LEME Uma Década”, uma iniciativa da PricewaterhouseCoopers (PwC) de Portugal. Ele subiu ao palco para o debate sobre “Cooperação e Comunicação dos Assuntos do Mar” e falou sobre a experiência do Observatório da Indústria da FIEC na elaboração da Rota Estratégica e do Masterplan da Economia do Mar.
Desenvolvidos pelo Observatório da Indústria da FIEC, os trabalhos já receberam reconhecimento internacional como uma das iniciativas de maior relevância mundial para o setor. Essa atuação de articulação viabilizará a sinergia necessária para implementação do portfólio de projetos de alto impacto concebidos coletivamente, e, com a implementação da Câmara Setorial de Economia do Mar pela Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece), haverá maior velocidade na implementação dessa agenda. O trabalho também serve de base para as ações do Ceará 2050 e possui alinhamento com iniciativa similar da capital cearense, o Fortaleza 2040.
Além de Ricardo Cavalcante, participaram do debate sobre “Cooperação e Comunicação dos Assuntos do Mar” o presidente da Fórum Oceano, Nogueira Leite, e os representantes da PwC Portugal, Miguel Marques e Jaime Esteves. O diretor de Inovação e Tecnologia da FIEC e líder do Observatório da Indústria da FIEC, Sampaio Filho, acompanha o presidente na missão.
A participação na conferência é apenas um dos compromissos da viagem do presidente da FIEC. A agenda contempla uma série de encontros e visitas com o objetivo de prospectar oportunidades para a indústria cearense, com foco em inovação e novas tecnologias.
Também hoje, Ricardo Cavalcante foi recebido no Palácio Sottomayor, em Lisboa, sede da PWC, pelo presidente da PWC Portugal, Antonio Corrêa e pelo líder global de economia do Mar da PWC, Miguel Marques.
nesta sexta-feira (10/1), Ricardo Cavalcante seguiu para a cidade de Porto e no dia e amanhã (11/1) segue para Viana do Castelo.