Na última segunda-feira (29/6), o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou de uma reunião online com o cônsul comercial dos Estados Unidos responsável pelo Nordeste e pela área de investimentos, Christopher Alexander. Durante o encontro foram tratados vários assuntos estratégicos para o Ceará, entre eles as opções de captação de investimento americano. Participaram também Carlos Ferreira, assessor de relações comerciais Brasil X EUA; Fabíola Rios, especialista comercial do Serviço Comercial dos EUA; o diretor de Comércio Exterior da FIEC, Marcos Soares; o assessor econômico da presidência da FIEC, Lauro Chaves; a gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC (CIN), Karina Frota; e a analista do CIN, Roberta Pinheiro.
Os Estados Unidos são o principal parceiro comercial do Ceará e a ideia é estreitar ainda mais essas relações. Por isso, discutiu-se na reunião a possibilidade de formação de joint ventures e a oportunidade de aumentar as exportações cearenses para os Estados Unidos por meio da Zona de Processamento de Exportações (ZPE). O cônsul apresentou as opções de financiamento disponíveis por meio do Development Finance Corporation (DFC), banco de desenvolvimento do governo americano que também poderá financiar empresas brasileiras.
O presidente da FIEC, por sua vez, destacou as potencialidades e oportunidades para investidores americanos, como o mercado de máquinas e implementos na área da saúde. Ressaltou os diferenciais do Ceará em relação à ZPE e a trinca de hubs (aéreo, portuário e tecnológico) e falou sobre a força da economia do mar e o potencial do Ceará no setor de energias renováveis.