O candidato do PDT afirma que a meta é qualificar a saúde, educação e segurança
O candidato do PDT ao Governo do Ceará, Roberto Cláudio, participou, nesta terça-feira (06/09), de debate na TV Otimista, quando abordou diversos temas relevantes para o Estado e teve a oportunidade de apresentar suas propostas para áreas como: saneamento, segurança, geração de emprego turismo e transporte público.
Saneamento Básico
Roberto Cláudio abriu o primeiro bloco de perguntas, onde explicou sobre seus projetos para o Saneamento Básico no Ceará, incluindo, a meta de ampliar a cobertura de rede e tratamento de esgoto no Estado.
“Quero fazer com que a cobertura chegue a 65% de esgoto na porta da casa. Pretendo também fazer aterros sanitários, os municípios não possuem viabilidade de fazer sozinhos é preciso que o estado tire do papel apoie e viabilize os consórcios regionais”, afirma Roberto Cláudio.
Emprego e Renda
O tema emprego e renda também fez parte do debate. Roberto Cláudio afirmou que vai gerar mais de 600mil empregos em 04 anos. Ele enfatizou ainda os investimentos que pretende fazer na agricultura familiar, nos perímetros irrigados e na economia digital.
“Quero gerar ao longo de 4 anos, 600mil empregos. A primeira vertente será investimento público, retomar obra parada, lenta ou inacabada, como o anel viário. Quero iniciar um novo ciclo de industrialização no interior do estado, principalmente em cidades de pequeno e médio porte. Pretendo também dá mais produtividade a nossa agricultura familiar, nos perímetros irrigados e induzir a economia digital, que gera emprego limpo e de alto valor agregado”, enfatiza.
Segurança
De maneira firme, o candidato pedetista afirmou que esse é um assunto grave e merece toda atenção em um eventual governo. “Primeiro quero levar o Raio, que é uma política vitoriosa para 100% dos municípios cearenses. Quero também dar melhores condições de trabalho para os policiais militares, instalar um hospital exclusivo para atender os profissionais da segurança pública e seus familiares, inclusive com a área de saúde mental, que é uma grave condicionante à condição de trabalho do policial militar”, pontua.
Além de apostar na inteligência, Roberto Cláudio disse que vai focar na juventude como forma de prevenir a violência. ” Quero apostar na capacitação, no estudo e na oportunidade do primeiro emprego. De um lado inteligência e segurança, do outro, apostar na educação e oportunidades para a juventude”, enfatizou.
Enfrentamento da violência contra a mulher
Roberto Cláudio revelou que vai implantar a Secretaria da Mulher do Estado do Ceará, cujo objetivo é dar prioridade a articulação de todas as políticas públicas que envolvam a mulher, tendo como foco, principalmente, a autonomia e renda. “A mulher que trabalha, que tem seu salário vai ter dignidade, força e fibra de enfrentar qualquer homem machista que lhe maltrate. Este é o melhor caminho da prevenção e combate”, complementou.
Ele afirmou ainda que quer ampliar o acolhimento as mulheres vítimas de violência. “Quero criar 20 delegacias da mulher, interiorizar o direito à denúncia e à investigação”, disse o candidato, afirmando também que vai criar um aplicativo para que denúncias de violência contra a mulher tenham prioridade no acionamento do CIOPS.
Turismo
Para o candidato, é fundamental o investimento em infraestrutura do turismo, com foco em novas rodovias, fortalecimento da rede de energia, saneamento e esgoto. “O turismo é, muitas vezes, a oportunidade do primeiro emprego e para isso, eu quero fazer uma grande frente de capacitação para o emprego turístico, envolvendo universidades e escolas profissionalizantes, garantindo que essa oportunidade de trabalho seja ocupado por um cearense”, frisou Roberto Cláudio.
Habitação
No quarto bloco do debate, Roberto Cláudio abordou a questão da habitação. “Cabe a nós, os Estados organizar políticas públicas de moradias populares. Quero construir uma agência estadual de habitação, utilizando terrenos e prédios públicos para criar um fundo para a habitação e fazer um Minha Casa Minha Vida aqui no estado. Vamos financiar mais de 10 mil casas para gente de baixa renda. O recurso também será utilizado para financiar apartamentos para servidor público”, afirma.
Transporte público
Propostas para beneficiar a população que utiliza o transporte público em seu translado também foi citado pelo candidato. “Me comprometo a garantir a unidade da passagem na região metropolitana, para os irmãos de Pacatuba, Maranguape, Maracanaú e Caucaia, que todo dia tem que fazer uma travessia pra Fortaleza. E quero integrar o nosso transporte público de Fortaleza, com o metrô”, afirma.
De forma sucinta, enfatizou ainda várias propostas para a mobilidade do Estado. “É isso que quero fazer pela mobilidade: qualificar o transporte, ciclovias, o desenho urbano, a urbanização das regiões da metropolitanas e das cidades do interior do estado do Ceará. Melhorar a segurança das estradas que estão esburacadas, sem sinalização, onde muita gente está correndo risco e sofrendo acidentes muito graves, com consequências temporárias ou definitivas. É com essa esperança que quero fazer mais”, finaliza.
O debate também contou com a participação dos candidatos Capitão Wagner (União Brasil) e Elmano de Freitas (PT). A transmissão ao vivo teve duração de 01h e 30 minutos e foi dividida em cinco blocos, onde o último foi dedicado as considerações finais.