Últimas Notícias


Romeu Aldigueri defende debate com municípios para fortalecer políticas de meio ambiente no Ceará
Home Últimas Notícias Romeu Aldigueri defende debate com municípios para fortalecer políticas de meio ambiente no Ceará

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri (PSB), demonstrou preocupação com a situação do meio ambiente no estado do Ceará. Durante coletiva realizada nesta quarta-feira (26/03), o parlamentar afirmou que tem um projeto de lei pronto para fortalecer políticas públicas na área e que irá debatê-lo com os demais deputados e com a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).

Com essa matéria, Romeu quer propor uma legislação que fortaleça ou crie órgãos municipais de meio ambiente e que eles tenham uma estrutura mínima para poder trabalhar. Atualmente, das 184 cidades do Estado, 104 possuem secretarias do Meio Ambiente ou órgãos que legislam e licenciam sobre o assunto. 

“Somos a favor da municipalização do meio ambiente, somos a favor de criarmos órgãos municipais de meio ambiente. Mas tem que ter uma regra mínima, uma legislação. Temos que ter servidores estáveis, servidores concursados, com expertise técnica na área. E que os licenciamentos sejam publicizados de forma transparente. Existe uma legislação que cuida disso, então é preciso que a gente aprofunde e faça isso de forma transparente”, defendeu. 

Romeu Aldigueri afirmou que o objetivo desse projeto é “melhorar e facilitar a vida do pequeno empreendedor local”. “Vamos facilitar o pequeno produtor, facilitar o pequeno agricultor, o pequeno empreendimento que quer conseguir um crédito no Banco do Brasil, no Banco do Nordeste, na Caixa Econômica ou em um órgão financeiro privado”, explicou. 

ALECE 190 ANOS 

O presidente da Casa também falou sobre os 190 anos da Alece. Romeu Aldigueri adiantou que a programação será divulgada até o começo do mês de abril. Entre as ações que serão realizadas estão corrida comemorativa, sessões solenes, além de uma série de atividades e marcos, incluindo o lançamento do programa Ceará de Valores a partir do segundo semestre. 

Compartilhe:
Veja Mais