A nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) foi empossada na manhã deste sábado (1º de fevereiro), em sessão solene presidida pelo então presidente da Casa, deputado Fernando Santana (PT). No cargo pelos próximos dois anos, o novo presidente, Romeu Aldigueri (PDT), destacou a importância da pluralidade na nova gestão, reafirmou seu compromisso com a democracia e anunciou o lançamento do programa de capacitação “Ceará de Valores”.
Compromisso com o diálogo e fortalecimento da democracia
Ao assumir a presidência da Alece, Romeu Aldigueri ressaltou seu papel como mediador de diferentes ideologias e afirmou que sua gestão será pautada pelo compromisso com a defesa dos princípios democráticos e o desenvolvimento social do Ceará.
“Ouvir, acolher e transformar novas ideias em realidade foi o que me trouxe até aqui. Acredito profundamente que duas forças foram determinantes em minha trajetória: a minha família e a democracia”, enfatizou.
O parlamentar também destacou a importância do Legislativo para a construção de um Ceará mais justo, equilibrado e desenvolvido, ressaltando que a Casa será um espaço de valorização da cultura, educação e inovação.
“Ceará de Valores”: educação e capacitação para os jovens
Entre as primeiras iniciativas anunciadas, está a criação do programa “Ceará de Valores”, que será implantado pela Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). O projeto tem como objetivo oferecer capacitação em tecnologia para jovens e adolescentes, ajudando no desenvolvimento profissional da população cearense.
“Será um complemento ao ensino de excelência da escola pública cearense. Incentivaremos a arte e a cultura em suas diversas formas e modernizaremos a imagem desta Casa”, declarou Aldigueri.
O presidente da Alece também afirmou que o programa buscará valorizar e destacar os grandes nomes da cultura e do conhecimento do Ceará, promovendo referências positivas para a juventude.
Valorização da imprensa e dos servidores
Aldigueri elogiou o trabalho dos profissionais de comunicação da Assembleia Legislativa, reforçando o papel da imprensa na fortalecimento da democracia e na formação de opinião dos cearenses.
Além disso, fez questão de reconhecer a importância dos servidores da Casa, garantindo que serão valorizados e terão nele um parceiro atento às suas demandas.
“Não há Estado eficaz sem a valorização dos seus servidores. Cada um de vocês contribui para que este Parlamento cumpra sua missão de representar e servir a população”, pontuou.
Nova Mesa Diretora e presença de autoridades
A nova Mesa Diretora da Alece para o biênio 2025-2026 é composta pelos seguintes deputados:
• Presidente: Romeu Aldigueri (PDT)
• 1° vice-presidente: Danniel Oliveira (MDB)
• 2ª vice-presidente: Larissa Gaspar (PT)
• 1º secretário: De Assis Diniz (PT)
• 2° secretário: Jeová Mota (PDT)
• 3° secretário: Felipe Mota (União)
• 4º secretário: João Jaime (Progressistas)
• Suplentes: Luana Regia (Cidadania), Emília Pessoa (PSDB) e David Durand (Republicanos)
A cerimônia de posse contou com a presença de diversas autoridades, como o governador Elmano de Freitas, a vice-governadora Jade Romero, o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Heráclito Vieira de Sousa Neto, e o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PDT).
Próximos passos
O presidente Romeu Aldigueri convocou os deputados para a sessão solene de instalação da 2ª sessão legislativa da 31ª Legislatura, que será realizada na segunda-feira (3 de fevereiro), às 10h. Na ocasião, o governador Elmano de Freitas deve apresentar a Mensagem Governamental com as diretrizes para o próximo ano.