O prefeito de Fortaleza, José Sarto, anunciou, nesta sexta-feira (02), durante visita ao posto de saúde Acrísio Eufrasino, no bairro Pedras, o início da vacinação contra a Covid-19 para o público a partir de 62 anos a partir deste sábado (03/04). A relação dos 32 mil agendados será publicada ainda nesta sexta no site https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br.
A celeridade na vacinação é uma medida prioritária da gestão para proteger os fortalezenses. Na quinta-feira (01/04), a Capital bateu recorde de imunização contra o coronavírus: 27.675 compareceram aos 65 pontos de agendamento ao longo do dia. Desde o início da campanha, 282.147 pessoas já receberam a primeira dose e 102.928 receberam a segunda. Até às 12h30 desta sexta-feira, mais 14.400 pessoas foram vacinadas.
O prefeito parabenizou as equipes da saúde, que estão engajadas ao máximo para vacinar o mais rápido possível toda a população e enfatizou que quem for se vacinar deve comparecer somente no horário agendado.
“Chegue no seu horário, nem antes, nem depois. Leve apenas um acompanhante para evitar aglomeração e não expor ninguém a qualquer risco de contágio pela Covid-19. Estamos organizando tudo de uma maneira que onde a pessoa chegar e preencher o cadastro, gasta apenas cinco minutos para se vacinar”, explicou o gestor.
Além disso, Sarto destacou a importância de manter o isolamento social. “Neste feriado de Páscoa, de sexta-feira Santa, é essencial obedecer o decreto, cumprir o isolamento, usar máscara e ficar em casa”, disse.
Pontos de vacinação
Nesta sexta, José Sarto, juntamente com a secretária de Saúde, Ana Estela Leite, visitou, além do posto Acrísio Eufrasino, também a Policlínica do Passaré e a Arena Castelão, averiguando de perto o serviço de imunização. Atualmente Fortaleza conta exclusivamente para a vacinação da Covid-19, com o atendimento de 58 postos de saúde, além de quatro pontos de acolhimento (Arena Castelão, Centro de Eventos do Ceará, Shopping RioMar Kennedy e Shopping RioMar Papicu).
Na Policlínica, o prefeito encontrou uma antiga colega de classe, com quem estudou no Liceu do Ceará. Maria Ivone Sousa, de 64 anos, é moradora do bairro Itaperi e conta que lembra muito bem do estudante dedicado que Sarto foi, sempre o primeiro da turma. O gestor aplicou pessoalmente a vacina em Maria Ivone.
“Eu estava esperando muito, porque estou muito triste com os dados, a gente está vendo muita morte. E eu tenho tomado muito cuidado, com medo de pegar também. Eu agora vou me sentir mais protegida, mas vou continuar me cuidando também. Eu estou muito feliz e está sendo rápido, porque eu pensei que minha vacina ia ser lá pelo final do ano, pra chegar na minha faixa etária, de 64 anos. E foi muito bom ter encontrado o Sarto. Jamais pensei que ia encontrá-lo”, comentou Maria Ivone.