O prefeito José Sarto assinou ordem de serviço, nesta quinta-feira (10/09), dando início à segunda etapa das obras de requalificação viária da avenida Mozart Pinheiro Lucena, no bairro Vila Velha. As intervenções fazem parte do Projeto Meu Bairro Empreendedor, que prevê a urbanização completa da via no trecho entre as avenidas Major Assis e Benu Marcondes.
A iniciativa tem como objetivo oferecer novos atrativos ao território, fomentando o empreendedorismo e fortalecendo as atividades do principal corredor comercial do bairro, por onde circulam mais de 120 mil pessoas.
“Aqui é o verdadeiro coração comercial da grande Barra do Ceará e do Vila Velha. Sou criado aqui, profissional e politicamente, vi nascer o pulsar econômico dessa região. Tenho muito prazer de voltar, agora como prefeito de Fortaleza, para alavancar ainda mais essa região. Com o projeto Meu Bairro Empreendedor, vamos requalificar toda a pavimentação, trazer mobiliário urbano, plantar árvores e arbustos, implantar 2km de ciclofaixa. Essa obra vai ser realizada dentro de seis meses, por etapa, e isso é resultante de uma demanda dos comerciantes da região, de maneira que em dezembro não haverá obra para não prejudicar o movimento comercial”, pontuou o prefeito.
As obras serão executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). Quando concluídas, vão dotar a avenida de um novo sistema viário com mais de 2 km de ciclofaixas, pavimentação em piso intertravado, travessias elevadas, calçadas e 26 mil metros quadrados de urbanização, oferecendo espaços mais amplos e acessíveis para pedestres, ciclistas e motoristas que circulam pela região.
Ao longo de toda a Av. Mozart Pinheiro de Lucena serão instalados mobiliários urbanos como: lixeiras, bancos, jardineiras e mesas de xadrez. A via passará a contar também com arborização e paisagismo, com o plantio de 58 árvores e 189 arbustos ornamentais. O investimento para execução da obra é de R$ 3,1 milhões.
Apresentação do Projeto
Na última sexta-feira (03/09), o secretário da Infraestrutura, Samuel Dias, se reuniu com os moradores do bairro Vila Velha apresentando o Projeto Meu Bairro Empreendedor. Na ocasião, os moradores puderam conferir detalhes sobre a intervenção e a programação do desvio de tráfego que acontecerá por etapas na região.
“Algumas fases do projeto já foram feitas, que exigiram menos obra e mais sinalização e organização do trânsito. Essa segunda etapa vai acontecer no coração da avenida, onde está a maior quantidade de comércio e maior movimento. Temos seis desvios de tráfego planejados em etapas para que a gente faça trecho a trecho. Um novo trecho só começa quando o anterior for concluído, para ter o mínimo de interferência na atividade comercial e na vida das pessoas que sobrevivem da economia dessa região”, salientou Dias.
Requalificação da Avenida Mozart Lucena – 1ª Etapa
De janeiro deste ano até agora, a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) executou obras de requalificação em dois trechos da Avenida Mozart Pinheiro de Lucena. As intervenções fazem parte do programa Meu Bairro Empreendedor, idealizado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), que visa ao fomento da economia local.
Em um dos trechos, entre a Rua Rio Juruá e a Av. Benu Marcondes, a Avenida Mozart Lucena recebeu requalificação do canteiro central, faixas elevadas para pedestres, lombadas físicas, ciclovia, realocação de postes de iluminação, com a inclusão de novos pontos de luz, e paisagismo. Neste trecho, a pista permanece com as duas faixas de rolamento, sendo mantida a permissão do estacionamento adjacente ao meio-fio da calçada.
Já dentro do trecho entre as avenidas Benu Marcondes e Major Assis, no lado oeste da via (sentido praia-sertão), foi requalificado o canteiro central desde a Avenida Benu Marcondes até a Rua 16 e foi implantado piso intertravado na via de tráfego e no passeio (calçada) entre a Avenida Benu Marcondes e a Rua 18.
Vale destacar que o trecho da via desde a Avenida Major Assis até a Rua Baixa do Milagre foi finalizado e entregue em novembro de 2020. Neste trecho, foram implantados novos pontos de iluminação branca, renovação da sinalização horizontal e vertical, soluções de drenagem para escoamento de águas pluviais, requalificação do canteiro central e nova pavimentação, além de 1,4 km de infraestrutura cicloviária e 750 metros de acréscimo de calçada por pintura. Com o intuito de garantir a travessia segura de pedestres e ciclistas, também foram realizadas alterações de fluxo do trânsito em alguns cruzamentos.