Em reunião de balanço com vereadores e secretariado, realizada nesta quarta-feira (22/12), o prefeito de Fortaleza, José Sarto, enalteceu a importância do diálogo com o Legislativo para implementação de políticas públicas e agradeceu o trabalho desempenhado pelos parlamentares durante este ano, com aprovação de matérias relevantes para superação de desafios e para desenvolvimento da Cidade.
“Agradeço ao Poder Legislativo por todo o trabalho durante este ano. Nós temos um projeto impessoal, e estou aqui representando esse projeto, que é executado por muitas mentes que se juntam em prol de Fortaleza. O Legislativo é fundamental para somar, debater e contribuir com esse projeto. Portanto, agradeço pelas proposições e também pelas críticas. Sou defensor do contraditório, do debate democrático. A oposição foi eleita para cobrar e assim deve ser”, ressaltou o prefeito.
Presidente da Câmara Municipal, o vereador Antônio Henrique falou do empenho para manter a harmonia entre os poderes.
“Temos procurado ter harmonia entre os 42 vereadores para trabalhar pela população de Fortaleza, e também com os secretários. Todos nós ganhamos a confiança da população através do voto e temos uma missão a cumprir. Agradeço ao prefeito Sarto e ao vice-prefeito Élcio, sabemos que ter uma harmonia entre os poderes é necessário para avançarmos”, frisou.
Sarto também realçou o trabalho em parceria, cujo desempenho, segundo ele, se vê em resultados a exemplo do PIB de Fortaleza, eleito o maior do Nordeste.
“Fortaleza, hoje, é o primeiro PIB do Nordeste, para orgulho nosso, e isso foi construído em parceria com os vereadores e com nossa equipe de secretariado. Quero parabenizar o espírito que une essa equipe”, salientou.
Avanços para Fortaleza
Entre as matérias aprovadas pela Câmara Municipal em 2021, o prefeito destacou a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022, com valor definido em R$ 9,9 bilhões, orçamento 9,23% maior do que o deste ano. Áreas da saúde, educação, urbanismo, assistência social e saneamento receberão o maior volume de recursos.
O chefe do Executivo Municipal também destacou a importância da nova lei de incentivos fiscais, sancionada ainda este mês, com o objetivo de desburocratizar e estimular novas adesões de investidores na Capital.
A concessão de quiosques da Cidade da Criança, tradicional equipamento de Fortaleza entregue para a população totalmente requalificada nesta segunda-feira (21/12), também foi enfatizada pelo gestor.
Assim como a reestruturação administrativa promovida pela Prefeitura de Fortaleza, fortalecendo as políticas públicas nas áreas de juventude, proteção animal e primeira infância. As alterações, que não geram impactos financeiros, elevaram a Coordenadoria de Juventude ao status de secretaria e instituíram a Coordenadoria da Primeira Infância e a Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal.