O anúncio foi feito durante visita do prefeito pelo Nutea do bairro Edson Queiroz
Sarto visitou, na manhã desta sexta-feira (30/08), o Núcleo Municipal de Atenção à Criança e Adolescente com Transtorno do Espectro Autista (Nutea), entregue no início deste mês no bairro Edson Queiroz. Durante a visita, o gestor anunciou que pretende entregar um Nutea em cada Regional, totalizando 12 unidades em Fortaleza. A iniciativa é a 2ª do tipo em funcionamento na rede pública em todo o Nordeste.
“O Nutea é um equipamento fantástico, que está mais do que preparado para fazer o acompanhamento de crianças com autismo. Esse é o primeiro núcleo, mas nós vamos expandir para todas as Regionais. Além disso, nós já fizemos a carteirinha para garantir a prioridade de crianças com autismo, temos convênios para atendimento com outras instituições, como o Iprede, e essa ampliação vai consolidar ainda mais as políticas voltadas a esse público”, detalhou.
Com atividades iniciadas neste mês de agosto, o Nutea atende crianças e adolescentes diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de 0 a 18 anos, por meio de consultas e avaliações com equipe multidisciplinar. O espaço conta com área de convivência, consultórios médicos, cozinha, fraldário, banheiros com acessibilidade e salas para atendimento terapêutico, atividades interdisciplinares, atividades em grupo e atividade de vida diária (ADV).
O espaço conta com 25 profissionais, dos quais 20 são da área da saúde (fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e médicos). Em menos de um mês de inauguração, 55 crianças já estão sendo acompanhadas no local, que tem capacidade para realizar até 180 atendimentos por mês. O encaminhamento ocorre por meio dos postos de saúde.
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um déficit do desenvolvimento, de caráter neurológico, que se caracteriza pelas dificuldades na comunicação, interação social e/ou presença de padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados. Pessoas com TEA podem apresentar repertório restrito de interesses e atividades. Os laudos de TEA podem ser realizados por neuropediatra/neurologista do desenvolvimento; psiquiatra e/ou pediatra do desenvolvimento
O Município passou por uma estruturação para qualificar e atender os encaminhamentos das pessoas com TEA e outros transtornos do neurodesenvolvimento, passando a ter uma fila direcionada e específica na Central de Regulação. O atendimento, além do Nutea, é realizado nas Policlínicas do Município e em 12 equipamentos contratualizados.
A Rede Municipal de Ensino também oferece aos alunos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com Altas Habilidades/Superdotação o pleno acesso à educação no âmbito da escola comum. O Município é a 3ª capital do Brasil e 1ª do Norte e Nordeste em matrículas na Educação Inclusiva, de acordo com o Censo Escolar 2023. Além do atendimento educacional especializado e acompanhamento pedagógico, a rede conta com salas de recursos multifuncionais em 311 escolas.