O apoio à agricultura familiar nos municípios cearenses vai receber um reforço. A iniciativa foi anunciada pelo secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), Francisco de Assis Diniz, que anunciou reuniões de alinhamento com os gestores municipais das pastas rurais, por videoconferência.
O secretário convocou as audiências para os próximos dias 22 e 23 de maio, com 182 secretários, dos 184 municípios com zonas rurais.
Os encontros virtuais vão acontecer em três momentos, com apresentação de propostas de medidas e diálogos com todas as regiões do estado.
Segundo o secretário De Assis Diniz, a medida é urgente, por conta da necessidade de alinhar políticas públicas criadas pela SDA para dar assistência aos agricultores no período pós pandemia da Covid-19.
As ferramentas de assistência virtual têm tido destaque na reorganização de atividades da SDA em meio à pandemia do coronavírus (Covid-19).
Uma importante medida de auxílio aos agricultores familiares é o Programa de Aquisição de alimentos (PAA), uma proposta do executivo estadual, que valoriza o trabalho dos agricultores familiares fornecedores para as entidades que distribuem alimentos para as famílias em vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional.
Para o secretário De Assis Diniz, o diferencial do PAA é movimentar a economia na zona rural, valorizando a agricultura familiar sem deixar de atender a quem precisa.