Diante da crescente relevâncias das deep techs e seus ecossistemas, formados essencialmente por pequenos negócios de base tecnológica, o Sebrae assinou um protocolo de intenções com o objetivo de colaborar na construção de uma estratégia de política nacional voltada para o segmento, com vistas a apoiar as missões da Nova Indústria Brasil (NIB). A iniciativa ocorreu durante o Deep Tech Summit que acontece nesta terça-feira (12), no Complexo Inova USP, em São Paulo.
Além do Sebrae, o compromisso envolve a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Associação Brasileira de Instituições Financeiras e Desenvolvimento (ABDE).
As deep techs são startups com origem em pesquisas cientificas com elevado nível de inovação e potencial para dar respostas transformadoras a desafios locais e globais, no contexto da transformação tecnológica em diversas cadeias de valor.
Desde 2020, o Sebrae desenvolve o programa Catalisa ICT com a finalidade de acelerar negócios inovadores de base tecnológica, além de promover a aproximação de instituições acadêmicas e o mercado. Além de bolsas de fomento, os pesquisadores recebem capacitação em gestão, mentorias e acesso a serviços tecnológicos.