Últimas Notícias
Secretária  apresenta 2° relatório quadrimestral para Comissão de Saúde
Home Últimas Notícias Secretária  apresenta 2° relatório quadrimestral para Comissão de Saúde

Durante reunião virtual realizada nesta quarta-feira (05), a Secretária de Saúde de Fortaleza, Dra. Ana Estela Leite, com a participação de coordenadores da pasta, apresentou o 2º relatório Quadrimestral de 2022, como forma de prestar contas e tornar público as ações realizadas pelo pasta.

O relatório trouxe as atividades desenvolvidas pela Secretaria de Saúde entre maio e agosto deste ano. Foram eles: Execução Orçamentária e Financeira, Auditorias das ações de saúde, educação permanente, vigilância à saúde, Atenção Primária, atenção psicossocial, atendimentos geral, assistência farmacêutica, bem como obras e reformas.

Sobre os recursos aplicados na saúde oriundos da união, estado e receitas do SUS/rendimentos, o total foi de R$ 830.788.164,34. Da receita própria aplicada em ações e serviços públicos de saúde, o município manteve um percentual de 24% em relação ao mesmo período de 2021. Segundo a SMS o desafio é manter um percentual acima do mínimo de 15%. Hoje o município aplica 24,43% da arrecadação.

Na auditoria das ações e serviços de saúde, o relatório destaca que 83,6% de pacientes de urgência/emergência com tempo de espera entre solicitação de leito e confirmações de reserva é inferior a 24 horas. Esse número foi possível devido a aplicação da rotatividade de leitos, monitoramento dos pacientes em tempo real, atualização anual leitos no CNES e ajustes no sistema FASTMEDIC pelos prestadores. A redução do tempo médio de espera entre solicitação de consultas, exames e sua realização caiu de 60 dias para 15 dias.

Na área da vigilância sanitária o relatório apresentou algumas entregas realizadas pelo núcleo. Destaque para a entrega de três salas de situação em saúde implantadas nas UAPS, 82,4% do sistema de abastecimento de água monitorado, investigação de 100% das emergências em saúde pública, entre outros.

Foi apresentado ainda números sobre a Atenção Primária à Saúde, que apontou que o município segue com um percentual de 70% de cobertura de atendimento populacional. Sobre as ações de imunização, a secretária Ana Estela chamou atenção para os baixos índices de procura pela vacinação da Poliomielite e solicitou para Comissão de Saúde que ela contribua na divulgação da vacinação em Fortaleza.

Nos atendimentos gerais, o relatório apontou que houve mais de 127 mil atendimentos pelo SAMU; 46% de atendimentos, cerca de 239 mil nas UPAs Municipais. No atendimento materno-infantil houve um aumento de 20,7% de atendimentos em relação ao mesmo período de 2021. Na área de assistência farmacêutica básica, o município teve um financiamento anual de mais de 34 milhões de reais.

Finalizando o relatório de 2º quadrimestre de 2022 apresentou um quadro com obras de reformas de UAPS e CAPS em andamento.

Ao final, a presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereadora Cláudia Gomes (PSDB), destacou a importância da apresentação do relatório. “Essa prestação de contas é de fundamental importância para apresentarmos a população as ações da Secretaria de Saúde” pontuou. O vereador Danilo Lopes (Avante) também participou da reunião virtual.

Foto: Arquivo

Compartilhe:
Veja Mais