A coordenadora da Educação Infantil de Sobral, Kathleen Arcanjo, e as pesquisadoras Diana Viana e Clara Cela, do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Economia Social (LEPES), estiveram em Fortaleza durante os dias 13 a 16 fevereiro para visitar a Unidade Amiga da Primeira Infância (UAPI) e dois Centros de Educação Infantil da capital cearense. Foram visitadas também as secretarias da Educação de Fortaleza e do Governo do Estado, onde puderam acompanhar as atividades realizadas pelo Núcleo de Desenvolvimento da Criança (NDC) da Universidade Federal do Ceará (UFC).
A ação faz parte da política de implementação da educação infantil em tempo integral em Sobral, bem como a realização das atividades previstas no cronograma do Grupo de Trabalho de Qualificação da Avaliação na Educação Infantil do município.
Em todas essa visitas foram apresentados as propostas curriculares, as metodologias utilizadas e o dia a dia do Centro de Educação Infantil (CEI) Eurivá Matias; do CEI Jornalista Ivonete Maia; e da Escola de Apliacação da UNFC, o NDC. “Traremos na bagagem esses conhecimentos para serem adaptados a nossa realidade de Sobral. Na reunião que tivemos com a Secretaria da Educação de Fortaleza nos foi apresentado uma estratégia, a UAPI, que serve como acompanhamento e avaliação dos processos pedagógicos”, destacou Kathleen.
No encontro com a Secretaria de Educação do Governo do Estado do Ceará, foi reforçado o apoio para a formação de gestores. Se discutiu também a aplicação da avaliação de qualidade da Educação Infantil, feita em colisão com 12 cidades do Ceará, da qual Sobral está inserido.