Trabalhando para fortalecer parcerias em torno de projetos estratégicos para o desenvolvimento cultural de Aquiraz, o Secretário da Cultura, José Eloy e a Assessora de Políticas Culturais, Nilde Ferreira, participaram de reunião com o Superintendente do Iphan – CE, Otacílio Macedo, para tratar sobre melhorias emergenciais para o Mercado da Carne de Aquiraz, patrimônio histórico, tombado por essa Instituição Federal.
De acordo com o secretário de cultura, o diálogo foi para “viabilizar ações de restauro do Mercado, visto que o equipamento é uma importante edificação localizada no centro histórico da primeira capital do Ceará e, sua preservação é manter a nossa identidade viva”
A reunião foi realizada na última segunda-feira, (24) , na sede do Iphan-Ce.
Mais:
Construído no século XIX, outrora centro comercial da cidade, o Mercado da Carne impressiona o visitante pela particular técnica de construção, a qual prima pelo o uso da carnaúba e do tijolo adobe. Sua parte central, conhecida como epicentro, era o local de comercialização da carne. A harmonia geométrica da armação do telhado deixa transparecer o caráter arrojado do estilo, suscitando o interesse dos mais conceituados arquitetos e engenheiros.
Os antigos pontos comerciais, situados na parte externa, foram durante décadas, o coração do comércio da cidade, fato que perdurou até o tombamento do prédio em 1988.