Em decorrência ao atual estado de emergência devido ao aumento de casos de Covid-19 e ao Decreto estadual que define novas regras para o funcionamento dos órgãos públicos municipais, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) suspendeu até 28 de fevereiro de 2021, os atendimentos presenciais nos CRAS, CREAS, Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida-CMVPV, Polos de Atendimento e Centros de Idosos do município.
Segundo a Secretária de Desenvolvimento Social, Samara Cordeiro, com relação as atividades de cadastramento de eventuais demandas sociais que venham a ocorrer nesse período, elas deverão ser atendidas pela equipe de plantão, com grupo de profissionais reduzido, por cada um dos Serviços vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Social, com atendimento de 8 às 12 horas, que poderão ser acessados remotamente por telefone, WhatsApp ou e-mail (ver lista abaixo).
A Secretária observa que os usuários do PAIF, PAEFI, CMVPV e SCFV terão acompanhamento remoto, por telefone ou aplicativo. Já o setor de cadastramento CADUNICO/PBF estará atendendo demandas em home office, promovendo consultas nos sistemas V7 e SIBEC, evitando assim aglomerações. Ela destaca que estão suspensas nesse período as atividades do CADASTRO ÚNICO/BOLSA FAMÍLIA relacionadas a averiguação, revisão cadastral e aplicação pelo Ministério da Cidadania de ações de bloqueio, suspensão e cancelamento de benefícios financeiros.
Atividades coletivas
Também ficam suspensas até 28 de fevereiro de 2021, a realização de atividades coletivas, tais como cursos, oficinas, seminários, encontros e reuniões presenciais dos Conselhos. Nesse período serão priorizados os atendimentos individualizados graves ou urgentes, evitando-se aglomeração de pessoas em salas de espera ou atendimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e dos serviços.
As equipes que realizam as visitas de averiguação do Programa de Renda Mínima analisarão as demandas que ocorrerem no período para o devido encaminhamento; ficam suspensas as reuniões presenciais para prestação de contas. Informações poderão ser solicitadas pelo telefone 85.98815-6627 com a Jaqueline. As equipes que também realizam as visitas de averiguação do Programa de Complementação Alimentar (cestas básicas), analisarão as demandas. Informações poderão ser solicitadas pelo telefone 85.98671-4427 com a Noeme.
Tarifas sociais
O recebimento das contas de água dos beneficiários do Programa Tarifa Social CAGECE, poderá se dar por meio remoto, através de email ou whatsapp. As informações poderão ser solicitadas pelo telefone 85.99926-5434 com a Vanda. As visitas de acompanhamento do Programa Família Acolhedora continuam suspensas, mas será feito acompanhamento remoto, por telefone ou aplicativo. Em casos de máxima urgência e emergência, que serão analisados pela equipe responsável da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, será dado o encaminhamento adequado.
Quanto as visitas domiciliares para averiguação de informações e elaboração do estudo social das demandas pendentes deverão ser realizadas prioritariamente, com todos os protocolos de segurança. Por sua vez, as atividades do SINE/IDT ficam definidas como 100% de atendimento virtual, conforme definição da Instituição, seguindo Decreto Estadual nº 33.936.
O atendimento do Conselho Tutelar de Eusébio será garantido conforme escala de sobreaviso elaborada pelo mesmo. Quanto às visitas domiciliares de rotina do Programa Primeira Infância no SUAS estas também ficam suspensas, devendo ser feito o acompanhamento remoto dos usuários, por telefone ou aplicativo, com a disseminação de informações que venham a contribuir no processo de enfrentamento da pandemia do COVID 19.
Valorização das vidas
Temos ainda, a Coordenadoria Municipal de Valorização e Proteção da Vida que terá equipe de plantão das 8 às 12 horas, mantendo o atendimento remoto através do Instagram no seguinte endereço eletrônico: bit.ly/ajuda_psicologica_CMVPV. A distribuição do leite do Programa PAA-Leite-SDA, acontecerá toda segunda e quinta-feira, até 28 de fevereiro de 2021, nos CRAS Sede, CRAS Mangabeira, CRAS Jabuti e será realizada de 8 às 12 horas.
A Secretaria informa que os recibos do Programa Aluguel Social referentes aos meses de janeiro e fevereiro, deverão ser entregues na sede da Secretaria somente em março de 2021. Mais Informações poderão ser solicitadas pelo telefone 85.98841-0909 com a Carol. “Não será permitida em hipótese alguma a entrada de pessoas nos equipamentos públicos, incluindo os da Secretaria de Desenvolvimento Social, sem o uso de máscaras de proteção”, destaca a secretária.
Por fim, as visitas aos acolhidos nos serviços de acolhimento de idosos, mulheres e crianças e adolescentes estão suspensas até 28 de fevereiro de 2021, devendo ser facilitado esse contato por meio virtual. A SDS também definiu uma escala dos servidores para a cobertura dos plantões na sua Sede da Secretaria e dos Serviços.