
Pela segunda vez em seus 43 anos de história, o Conass tem uma mulher à frente de sua presidência. A médica infectologista Tânia Mara Coelho, atual secretária estadual de Saúde do Ceará, tomou posse na noite desta quarta-feira (23), em uma cerimônia que não apenas selou seu compromisso com a saúde pública brasileira, mas também representou um marco simbólico na trajetória de liderança feminina no Sistema Único de Saúde (SUS).
Diante de autoridades, gestoras e gestores de todo o país, Tânia Mara reafirmou sua determinação em seguir firme na defesa de um sistema de saúde público, universal e de qualidade, reforçando o papel das mulheres como protagonistas na construção de políticas públicas que salvam vidas e transformam realidades. “Sou nordestina. Sou cearense. E sou a segunda mulher, em toda a história do Conass, a ocupar essa presidência. Levo comigo o orgulho e a responsabilidade de representar tantas mulheres gestoras que, com coragem, sensibilidade e competência, fazem a diferença todos os dias na saúde pública do nosso País”, disse emocionada.

Tânia chamou a atenção para a força, comprometimento e determinação das secretarias estaduais de saúde e observou que, mesmo diante dos maiores desafios, elas seguem firmes, transformando realidades com generosidade, inteligência e amor pelo que fazem.
A presidente saudou ainda o agora ex-presidente, Fábio Baccheretti, pelo incentivo a aceitar o propósito de conduzir os gestores estaduais de saúde na missão de defender o SUS e o parabenizou pela maneira como ele liderou o Conass.
Sobre os desafios que enfrentará, Tânia disse que acredita profundamente na potência do Sistema Único de Saúde, na sabedoria dos territórios e na capacidade de transformar vidas por meio de políticas públicas justas e eficientes.
Por fim, enfatizou que o Conass continuará sendo um espaço de construção coletiva, técnica, federativa e humana e que os gestores seguirão firmes em nosso papel de articulação com o Ministério da Saúde, os demais entes federados e a sociedade, defendendo um SUS que atenda a todas as pessoas com equidade, dignidade e cuidado. “Vamos juntos — com escuta, sensibilidade e coragem. Por um SUS mais forte!”, celebrou.
Em tom de despedida, o então presidente do Conass, Fábio Baccheretti, se emocionou ao se despedir do cargo e destacou o trabalho de Tânia como vice-presidente. “Foram dois anos de convivência e você foi fundamental neste tempo. Pensamos muito parecido e foi muito fácil trabalhar com você. Seu jeito pragmático e direto, somados a sua capacidade técnica te tornam merecedora de nos representar. A segunda mulher presidente do Conselho da nossa história”, disse.

Baccheretti, também enfatizou que nestes dois anos, conseguiu junto com os secretários e os técnicos do Conselho materializar políticas estruturantes e transformadoras. “Conseguimos achar caminhos de consenso focados num SUS mais eficiente e inovador”, comentou.
A cerimônia contou com a presença de parlamentares, representantes de várias instituições e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que ressaltou a importância de ter mais uma vez uma mulher na presidência do Conass. “Parabenizo a Tânia por estar neste posto, a segunda mulher presidente do Conass. É com muita alegria que eu vou dividir com você as reuniões daqui para frente, uma mulher com a sua capacidade de liderança, de construir consenso e lidar com os grandes desafios que teremos na saúde daqui para frente”, enfatizou.
Em vídeo, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, disse que a posse de Tânia orgulha o estado e representa a seriedade do seu trabalho e a sua capacidade de olhar para todos e fazer políticas de saúde. “É muita honra ter uma mulher como presidente do Conass, é muito orgulho. Vê-la lutando por um sistema de saúde mais justo e melhor para o Brasil nos dá muita esperança e confiança”, destacou.
A presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernanda Magano, parabenizou Tânia e disse ser muito importante para a gestão do SUS, ter uma mulher no cargo. “Você é a segunda mulher a assumir esse posto, eu também como mulher digo que isso nos fortalece cada vez mais. Que possamos construir juntas para que a gente avance no cuidado da vida”, destacou.
Já o presidente do Conasems, Hisham Hamida, desejou sucesso e enfatizou o momento histórico do Conselho. “Isso tem uma representatividade muito forte, pelo trabalho, pela sua seriedade com o sistema de saúde e por ter representado o Conass tão bem enquanto vice-presidente. Sei que você fará um ótimo trabalho”, disse.
Cristian Fuhrimann, representante da Organização Pan-Americana da Saúde, afirmou que a posse de uma mulher é um marco do gênero. “Sua chegada nos guiará no que diz respeito aos princípios fundamentais do SUS, além da sua capacidade e liderança”.
Junto com Tânia, também tomaram posse os vice-presidentes regionais e os representantes do Conass na Agência Nacional de Vigilância Sanitária, na Agência Nacional de Saúde Suplementar, além do secretário executivo, Jurandi Frutuoso, que foi reconduzido ao cargo.