Últimas Notícias


Secretário Hélio Winston e presidente da Ceasa, Tin Gomes, anunciam usina fotovoltaica para abastecer ceasas no Ceará
Home Últimas Notícias Secretário Hélio Winston e presidente da Ceasa, Tin Gomes, anunciam usina fotovoltaica para abastecer ceasas no Ceará

A Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra) deu um importante passo para a sustentabilidade e eficiência energética no Estado ao autorizar a construção de uma usina fotovoltaica que abastecerá as três unidades da Ceasa-CE: Maracanaú, Tianguá e Barbalha. O projeto será financiado com recursos do Fundo de Incentivo à Eficiência Energética (FIEE), sob gestão da Seinfra.

A usina será instalada no entreposto da Ceasa em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), utilizando carports solares para cobrir 400 vagas de estacionamento. O sistema terá uma potência instalada de 1.365 kWp, suficiente para reduzir em 50% os gastos com energia elétrica da Ceasa-CE, conforme explicou o presidente da entidade, Tin Gomes.

“Essas placas solares vão gerar energia para os três entrepostos da Ceasa no Ceará, contribuindo para a redução de custos e para um consumo mais sustentável. O prazo de conclusão da obra é de 8 meses, então acredito que, ainda neste ano, o governador Elmano de Freitas vai inaugurar esse importante projeto para o Ceará”, afirmou Tin Gomes.

A ordem de serviço foi assinada pelo secretário da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão; pelo presidente da Ceasa-CE, Tin Gomes; e pelo diretor de engenharia da Silveira Engenharia, Pedro Rodrigues, empresa que será responsável pela execução da obra.

O projeto também contempla a elaboração de estudos de micro e minigeração de energia com base na Resolução Normativa nº 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além de conexão à rede elétrica e a instalação completa do sistema fotovoltaico.

Para Hélio Winston Leitão, o projeto reforça o compromisso do Estado com a sustentabilidade. “Essa iniciativa é um projeto importante para o Estado, sendo mais um incentivo para o desenvolvimento da economia limpa. O Governo do Ceará está comprometido com o consumo energético oriundo de fontes limpas e a Seinfra, por meio do FIEE, seguirá atuando para concretizar mais projetos que atendam às demandas da população de maneira sustentável”, destacou o secretário.

A construção da usina fotovoltaica reafirma o protagonismo do Ceará na implementação de políticas de eficiência energética, alinhando desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

Compartilhe:
Veja Mais