Os secretários de Casa Civil, Élcio Batista e o executivo de Planejamento e Orçamento da Secretaria do Planejamento e Gestão do Governo do Ceará, Flávio Ataliba, participaram de uma live pelas redes sociais do Estado no último domingo (31).
O objetivo foi elucidar a população sobre o Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais anunciado pelo Governo do Ceará na última semana. Os secretários esclareceram dúvidas dos internautas.
O governador Camilo Santana, por meio de decreto, instituiu o Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais, que foi desenvolvido por um grupo de trabalho estratégico constituído por membros do Governo, setores produtivos e sociedade civil.
O secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista, reforçou que o Grupo de Trabalho chegou a um consenso e a partir dele vai iniciar a fase de transição da abertura das atividades.
Após o processo de transição vai haver outras quatro fases de abertura da economia. Tudo seguindo critérios técnicos, sanitários e epidemiológicos e protocolos. O secretário executivo da Seplag, Flávio Ataliba, atentou para os cuidados da população na liberação das atividades.
O plano de retomada das atividades econômicas atende a todo o Ceará. Porém, segundo o secretário Élcio Batista, respeita as peculiaridades epidemiológicas epidemiológicas de cada região.
Um exemplo disso pode ser verificado com os sete municípios do interior que entraram em isolamento social rígido: Acaraú, Camocim, Caucaia, Itapipoca, Itarema, Maracanaú e Sobral. Locais onde a indústria vai funcionar de acordo com o aval dos prefeitos.
Permanecem funcionando os serviços essenciais, mas comércio e serviços que fazem parte das cadeias da construção civil e da saúde, autorizadas na fase de transição não devem funcionar.
Élcio Batista também esclareceu sobre quais transportes públicos voltam a funcionar a partir deste 1 de junho. O transporte intermunicipal continua suspenso.
Equipamentos de saúde públicos e privados estão autorizados a retomar as atividades, respeitando as medidas sanitárias. O secretário Flávio Ataliba recomendou que essas e outras categorias devem respeitar as recomendações sanitárias.
Flávio Ataliba esclareceu que o funcionalismo público continua seguindo a rotina de home office.
Detran, Vapt Vupt e IDT
Esses órgãos continuam com suas atividades presenciais suspensas. Importante ressaltar que no Detran, por exemplo, uma série de serviços já vinham sendo feitos de forma digital. O importante, como ressaltaram os secretários, é não haver aglomeração.
As próximas fases da abertura das atividades dependem do sucesso das fases anteriores.