Últimas Notícias
Seminário discute passado, presente e futuro da educação inclusiva em Horizonte
Home Últimas Notícias Seminário discute passado, presente e futuro da educação inclusiva em Horizonte

De modo a discutir e aprimorar a educação inclusiva na rede municipal, a Prefeitura de Horizonte, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta terça-feira, 28 de maio, o I Seminário de Educação Inclusiva de Horizonte. O evento, que teve como tema “Inclusão que transforma: experiências exitosas na educação” reuniu cerca de 200 profissionais e proporcionou um intercâmbio de conhecimentos para todos os presentes no pátio da Secretaria de Educação do município.

O seminário fez parte do processo de formação continuada, realizado pela secretaria, com foco no público da educação inclusiva que são professores, profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE), profissionais do CACE e técnicos da pasta. Ele contou com a palestra da especialista dra. Robéria Vieira Barreto Gomes, da UFC, além de apresentações sobre experiências bem-sucedidas de práticas em educação inclusiva.

“Temos avançado muito na área, mas precisamos sempre nos confrontar, ampliar o olhar para aquilo que fazemos. Assim, nosso trabalho poderá ser ainda mais referência para outros profissionais, dentro e fora do município”, destacou a secretária de Educação, Cássia Enéas.

O prefeito Nezinho Farias reforçou a necessidade de reflexão dos profissionais da rede pública. “É sempre bom ter a oportunidade de ouvir todos os profissionais da educação, as fontes de educação, para que a gente possa analisar o que foi feito e o que precisa ser melhorado para o futuro, para que nós, juntos, possamos, acima de tudo, priorizar a educação daqueles que precisam”, falou o gestor.

A professora de Ciências e Matemática Juci Barros considerou de grande riqueza o encontro. “É essencial tanto para a nossa aprendizagem, enquanto profissionais, quanto para a gente ter essa formação para, assim, poder ajudar os nossos alunos. Afinal, eles precisam de pessoas qualificadas para que possam compreendê-los”, definiu.

Taylon Machado, professor de História, elogiou a iniciativa da Secretaria. “A educação inclusiva cada vez mais ganha espaço, e Horizonte, especialmente, é um município que dá uma abrangência maior, tendo uma preocupação a mais com o tema. Portanto, quando nós temos alguns aparatos públicos que dão respaldo para o professor em sala de aula, isso é muito importante”, disse.

Compartilhe:
Veja Mais