A entrada no Parlamento cearense está liberada apenas para quem recebe autorização expressa da Presidência, Primeira Secretaria ou Diretoria Geral da Casa, conforme a portaria.
A diretora do Departamento Administrativo da AL, Lise Novais, informa que apesar do fechamento do Espaço do Povo e demais departamentos de atendimento ao público, o administrativo funciona mantendo as medidas de segurança.
COMUNICAÇÃO
Entre as atividades essenciais do Poder Legislativo estão as desenvolvidas pelos veículos de comunicação da AL. A chefe de reportagem da TV Assembleia, Suely Frota, explica que a emissora está trabalhando prioritariamente de maneira remota. “A produção acontece de casa. A equipe produz, grava, manda vídeos e vamos montando os programas”, diz.
Suely enfatiza que em alguns casos, em que precise da equipe presencial, tem uma equipe já pré-escalada para a cobertura. “Nos casos das sessões plenárias remotas, os técnicos também vão até a Assembleia para possibilitar a transmissão e, aos sábados, para gravar as aulas remotas do Alcance”, acrescenta. Já os documentários e programas Identidade Cultural, Cabeceira e Mulheres no Parlamento são produzidos da residência dos apresentadores. “Não gravamos o jornal, mas fazemos os informativos e assim vamos alimentando a TV de maneira a passar a informação essencial”, salienta.
A diretora da FM Assembleia, Fátima Abreu, informa que embora algumas programações como o Narcélio Limaverde e programas culturais tenham saído do ar, “mantemos o noticiário, que está bem maior, com todas as informações diárias relevantes”, frisa. Nos dias de sessão plenária remota a rádio conta com jornalistas e profissionais na AL para a transmissão. “Contamos ainda com entrevistas especiais da repórter Ian Gomes que, de casa, faz produções voltadas ao momento que estamos vivendo e levando aos ouvintes curiosidades e informações relevantes sobre a pandemia e o confinamento social”, afirma.
Sintonizada com esse momento difícil que atravessa o País e o Estado, a Agência de Notícias da AL continua atuando diariamente de forma remota, cobrindo e repercutindo atividades do Poder Legislativo. A editora da Agência de Notícias, Clara Guimarães, explica que, além da cobertura das sessões plenárias remotas, com atualização do banco de imagens e divulgação dos projetos aprovados voltados ao combate à pandemia do Covid-19, os profissionais têm produzido diversos conteúdos jornalísticos com dicas dos profissionais da Casa de como enfrentar esse momento de isolamento social.
A assessoria de comunicação da Presidência da Assembleia também tem trabalhado de forma remota durante a vigência do decreto de isolamento social. O atendimento à imprensa é realizado pelos números (85) 99922-0328 ou (85) 99999-5674 e pelos e-mails marco.escossia@al.ce.gov.br e lucinthya.gomes@al.ce.gov.br.
Também atuando de forma remota, o Núcleo de Comunicação Interna da AL mantém contato com todos os setores da Casa para abastecer diariamente com informações o Portal do Servidor, explica o coordenador do Núcleo de Comunicação Interna, Salomão de Castro. No Portal do Servidor são divulgadas ainda dicas de saúde, encaminhadas semanalmente pelo Departamento de Saúde e Assistência Social da AL (Dsas).
O teletrabalho foi adotado ainda pelo setor de Mídias Sociais da AL. A equipe tem atualizado diariamente as redes sociais sobre as atividades da Casa, com transmissão ao vivo das sessões deliberativas remotas pelo Facebook. O setor produz ainda postagens referentes a datas comemorativas e é responsável pelo desenvolvimento de campanhas como o Ideia Certa, que atualmente está divulgando informações sobre prevenção e combate à Covid-19.
FUNCIONAMENTO INTERNO
Os setores de atendimento aos servidores da Assembleia Legislativa também se adaptaram ao isolamento social. A Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTI) está realizando atendimento presencial, quando o serviço é essencial. É o que informa o coordenador do setor, Charlie Lopes. “Nós já diminuímos consideravelmente o fluxo de pessoas, criando mecanismos para que os demais setores possam também trabalhar de forma remota em home office”, pontua. O coordenador lembra que no Portal do Servidor há um link para abertura de chamados de TI. “Recebemos esses chamados e entramos em contato via Whatsapp”, destaca.
O diretor Lindolfo Cordeiro, titular da Diretoria Legislativa, esclarece que o setor está realizando todo o trabalho de forma remota. “O Departamento Legislativo tem trabalhado na realização das sessões remotas da Assembleia e o Departamento de Documentação e Informação está também, fornecendo documentos, em atendimento aos pedidos feitos pelo público interno e externo”, explica. É utilizado o sistema de protocolo virtual que encaminha a demanda até o setor responsável. “É uma situação inteiramente nova para todos, por isso, estamos empregando ferramentas tecnológicas para suprir a nossa ausência física, no local de trabalho”, pontua.
A diretora Elenice Ferreira Lima, do Departamento de Gestão de Pessoas, observa que desde o início das medidas de isolamento social, o setor passou a exercer as atividades a distância. “Nós já tínhamos um e-mail atendimentodgp@al.ce.gov.br e o Whatsapp +55 85 9612-5700 para atender todas as demandas dos servidores”, esclarece.