Com o agravo do número de casos de Covid-19 e de síndromes gripais, a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) ampliou o serviço do Núcleo de Telessaúde para dar suporte à população quanto a informações, orientações e esclarecimentos sobre as duas doenças.
A assistência remota também terá como função auxiliar no diagnóstico das doenças, que têm sintomas semelhantes. Os usuários podem acessar o serviço via aplicativos: WhatsApp (85 8439-0647) e Telegram (@plantaocoronavirus) –, além dos chats no hotsite Coronavírus e nos endereços eletrônicos da Sesa e do Governo do Ceará.
Conforme a Secretaria de Saúde, a plataforma possui recurso de inteligência artificial para triagem, com perguntas sobre sintomas, que capta os usuários que necessitam de atendimento humano, realizado por profissional de saúde. Além disso, há opção de acessibilidade para acionar tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Segundo o médico Allan Denizard, articulador do serviço da Sesa, a iniciativa além de tirar dúvidas da população, poderá reduzir a demanda nas unidades de saúde. Ele observa que a telemedicina pode diminuir o fluxo nas unidades e até resolver casos menores. Outra vantagem é que o atendimento remoto é realizado sem que o usuário saia de casa. O atendimento ocorre diariamente das 7h às 22h..