Últimas Notícias
SESI CE recebe integrantes do SESI MT para transferência de tecnologia ARIS
Home Últimas Notícias SESI CE recebe integrantes do SESI MT para transferência de tecnologia ARIS

Durante três dias, de 7 a 9 de novembro, quatro representantes da área de Saúde e Segurança do Trabalho do SESI de Mato Grosso estiveram no Ceará para participarem da formação em Tecnologia ARIS. “Estamos fazendo a transferência de tecnologia para os representantes do SESI MT aprenderem como é a mecânica do sistema a ser aplicada nas empresas do Mato Grosso. A ideia é que as inovações e tecnologias que nós, no Ceará, desenvolvemos sejam pulverizadas por todo o país. É bom para nós e para os industriais e trabalhadores”, explica o Coordenador do Centro de Inovação do SESI Ceará Bruno Simões.

Vieram do Mato Grosso: o Gerente de Saúde e Segurança Márcio Alves; a Coordenadora de SST Gabriela D’Ávila Laurito; o Engenheiro de Segurança Paulo Camacho; e a Supervisora de Vida Saudável Thaisa Cimitan de Moura. A transferência de tecnologia foi realizada pelos membros do Centro de Inovação do SESI Ceará: além de Bruno Simões, Ana Lívia Castro Sousa – Analista de Estudos Técnicos e Pesquisas; Caroline Diniz – Enfermeira do Trabalho; Juliana de Albuquerque Souza – Analista de Gestão da Inovação; Cláudio Patrício – Médico do Trabalho e Pesquisador; e a Assistente Administrativa Kamila Ketheley.

Segundo o Gerente Márcio Alves, a tecnologia ARIS vai permitir aos empresários do Mato Grosso a compreensão da importância de investir em saúde e qualidade de vida para os trabalhadores. “Os industriais do Mato Grosso têm dificuldade em entender a importância da promoção da saúde, não como um custo, mas como um investimento. Quando se investe na saúde do trabalhador, ele vai produzir mais e melhor. A metodologia ARIS consegue traduzir em números, para os empresários, o retorno desse investimento”, comenta.

Metodologia ARIS

ARIS é uma sigla para Avaliação do Retorno sobre Investimento em Saúde e ajuda a indústria a olhar para dentro e identificar pontos de atenção, em relação à saúde e qualidade de vida dos trabalhadores, como explica Bruno Simões. “A metodologia traz recursos para a análise da saúde dos trabalhadores e que tipo de retorno pode ser proporcionado. Ao identificar as problemáticas relacionadas à saúde na empresa, é possível traçar um plano de ação para mitigá-las, deixar as pessoas mais saudáveis, resolver situações reais e apresentar um indicador financeiro. O CEO ou o diretor da empresa vai entender que a saúde é um investimento que gera retorno”,

A programação

No primeiro dia de programação, na Casa da Indústria, foi realizada a imersão na ferramenta ARIS, com apresentação da plataforma e do aplicativo. No segundo dia, houve visita à Companhia Siderúrgica do Pecém, cliente do SESI Ceará, com depoimento do Médico do Trabalho Ricardo Galli, responsável pela gestão da saúde dos colaboradores da CSP. E nesta quarta-feira, 9, último dia, foram realizados exercícios práticos para uso e domínio da tecnologia ARIS. A proposta é que, nos próximos meses, o Centro de Inovação do SESI Ceará preste assistência remota ao Departamento Regional de Mato Grosso.
 

Compartilhe:
Veja Mais