O Centro de Inovação (CIS) do SESI Ceará, em parceria com a Terraços do Bosque, empresa do grupo C. Rolim Engenharia, desenvolveu uma proteção coletiva inovadora para obras de construção de edifícios, o Safetynet.
Trata-se de um dispositivo retrátil de proteção contra quedas em periferias de obra, composto de uma rede de polietileno de alta qualidade. O projeto também conta com o auxílio do SENAI IST, para a modelagem e fabricação do dispositivo, e com o Centro de Inovação de Santa Catarina para o desenvolvimento de uma calculadora de dimensionamento do produto para a obra.
De acordo com o engenheiro de segurança e pesquisador do CIS, Rodrigo Nogueira, o Safetynet permite que os trabalhos próximos a periferia das obras sejam feitos com maior segurança e sem necessidade da utilização do cinto paraquedista e do Sistema Limitador de Queda em Altura (SLQA). “Ele possui uma durabilidade mínima de cinco anos e por ser retrátil é de fácil guarda e transporte para outras obras”, explica o engenheiro do CIS.
Para o segmento da construção de edifícios, o dispositivo garante uma redução de acidentes por quedas de pessoas e objetos em altura, maior custo-benefício frente a outras proteções disponíveis no mercado. Atende, ainda, às normas europeias EN 1263-1 e EN 1263-2.
Para Alexandre Mourão, diretor de inovação, sustentabilidade e tecnologias da C. Rolim Engenharia, a parceria com o SESI Ceará é fantástica. “Temos possibilidades de grandes avanços no setor da construção civil, que ainda faz parte de uma construção artesanal em que é preciso melhorar o processo de industrialização. E o SESI, junto com Safetynet e outros projetos de inovações que nós temos, nos possibilita melhor tanto na tipologia construtiva, como também, na parte de Saúde e Segurança do Trabalho para você ter os cuidados e diminuir, ou eliminar, os riscos da construção civil que são grandes”, ressalta.
Ele ainda complementa que essa parceria é muito importante não apenas para C. Rolim Engenharia, mas para o mercado como um todo para melhorias dos processos. “Estamos junto com o SESI e temos prazer em melhorar a nossa construção civil e a nossa engenharia visando uma construção mais segura e competitiva que melhore os custos e que a gente possa construir melhor”, finaliza.
Saiba mais
O Safetynet, projeto do Centro de Inovação do SESI Ceará e da C. Rolim Engenharia, foi submetido e aprovado no Edital de Inovação da Indústria 2019, ciclo 1, na categoria Inovação em Segurança e Saúde do Trabalho e Promoção da Saúde. Os dispositivos já foram testados e aprovados. Foram fabricados 12 dispositivos e instalados na Obra Estrelário do Grupo C. Rolim.
Informações sobre esses e outros projetos do CIS acesse www.sesi-ce.org.br