O Sopai Hospital Infantil é o único hospital infantil filantrópico do Estado do Ceará. Localizado na Barra do Ceará, o equipamento sobrevive majoritariamente de doações realizadas por meio da conta de luz dos cearenses. Na da última desta terça-feira (9/2), o Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) realizou uma doação de 6 mil máscaras para o hospital, que devem auxiliar na proteção das 15 mil crianças atendidas todos os meses. Hoje, o Sopai dispõe de 140 leitos infantis voltados especificamente para crianças acometidas com Covid-19.
“Esta doação chega em boa hora, pois os pacientes necessitam continuar os seus tratamentos, e a proteção tanto deles quanto dos familiares é fundamental”, explica Marcela Alcântara, assistente social do Sopai.
O Sopai reforça a importância do apoio da sociedade civil para a manutenção da instituição. “Nós recebemos muitos ‘não’s’ todos os dias, por isso valorizamos muito quando um ‘sim’ chega. Todas as pessoas e empresas que quiserem nos ajudar são bem-vindas, pois a nossa causa é de todos”, pontua Marcela.
Doações
O SESI Ceará vem realizando uma série de doações de máscaras para diversas instituições nos últimos meses. Já receberam doações instituições como a Prefeitura de Madalena, Prefeitura de Itatira, Superintendência Regional do Trabalho no Ceará, Sinduscon, Instituto Promover, Sindienergia, Edisca, Prefeitura de Sobral, Prefeitura de Camocim, Legião da Boa Vontade, Fundação do Rim, Conselho Comunitário do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e Associação Norte Brasileira de Educação e Assistência Social.
A covid-19, doença causada pelo coronavírus SARS-Cov-2, é transmitida principalmente por meio do contato com pequenas gotículas que contêm o vírus e são expelidas por pessoas infectadas. Elas entram em contato com as vias aéreas, e o novo coronavírus pode começar a se multiplicar no corpo. Portanto, o uso de máscaras é importante como medida de proteção.
As máscaras funcionam como uma barreira física para a liberação dessas gotículas no ar quando há tosse, espirros e até mesmo durante conversas. Seu uso é importante principalmente em locais em que não é possível manter uma distância mínima de segurança. Apesar de sua eficácia, seu uso deve ser acompanhado de outras medidas de proteção como limpeza frequente das mãos e distanciamento físico de 2 metros de outras pessoas.
Sobre o SESI Ceará
O SESI Ceará tem a missão de contribuir para o aumento da produtividade do trabalhador e para o incremento da competitividade da indústria do Estado do Ceará, por meio de soluções em saúde, qualidade de vida e educação. O SESI faz parte do Sistema FIEC, junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Ceará e o Instituto Euvaldo Lodi – IEL Ceará.