Já planejando ações para 2021, o Sindicato da Indústria Gráfica do Estado do Ceará – Sindgrafica-CE iniciou articulação com o Centro Internacional de Negócios – CIN para viabilizar importação de insumos utilizados na indústria gráfica cearense. A expectativa é que o Sindicato e o CIN possibilitem a compra de insumos em grande escala e com preços menores para os associados.
Na reunião do último dia 25 de novembro, os diretores se reuniram com o CIN, representado pela coordenadora Lais Bertozo e o analista de Inteligência Competitiva, Fellipe Faria. Além de uma explicação criteriosa de como será todo o processo de compra, os executivos apresentaram um panorama de importações da indústria gráfica brasileira nos últimos anos.
Com as informações do setor, os executivos devem apresentar, já nas primeiras reuniões de 2021, algumas pesquisas feitas no mercado internacional. Para o presidente do Sindgrafica-CE, Fernando Hélio Martins Brito, a possibilidade de importação mostra a força do Sindicato como balizador de mercado. “Precisamos buscar opções que valorizem a indústria gráfica cearense e facilitem os negócios de nossos associados, deixando-os mais competitivos. A importação de alguns insumos de forma direta é um exemplo do que pensamos para o próximo ano”, antecipa. A coordenadora do CIN, Lais Bertozo, também ressaltou a importância da parceria. “O projeto que realizaremos com o Sindgrafica é inovador e facilitará a importação de insumos de forma consolidada. Essa modalidade permite uma melhor negociação nos preços internacionais”.