O Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Ceará (Sindlacticínios) e o SENAI Ceará estão desenvolvendo, em parceria, cursos profissionalizantes especializados para o setor de laticínios. Para cumprir esse propósito, foram realizadas visitas técnicas a três indústrias localizadas no interior do estado, com o objetivo de organizar a metodologia e o conteúdo que melhor atendam às demandas do dia a dia das empresas associadas.
As empresas Laticínios Cambí, em Ibaretama, FP Laticínios, em Alto Santo, e Laticínios Laguna, em São Gonçalo do Amarante, abriram suas portas para receber as equipes do SENAI Ceará e do Sindlacticínios, apresentando detalhes estruturais e rotinas de trabalho desempenhadas por seus colaboradores.
Na Laticínios Cambí, de propriedade do empresário José Antunes Mota, presidente do Sindlacticínios, a programação incluiu a análise do funcionamento da fábrica e a preparação para a realização de um curso de Elétrica e Refrigeração para câmaras e tanques de laticínios, que será realizado no local. O curso terá uma carga horária de 60 horas, distribuídas em 10 dias de aulas teóricas e práticas.
“Esse curso será uma inovação e muito proveitoso, porque é voltado para uma área de grande necessidade, que é a refrigeração de câmaras e tanques de resfriamento de leite, utilizados tanto nas fazendas dos produtores quanto nas associações que congregam vários produtores. O técnico do laticínio faz a manutenção dessas câmaras frigoríficas, das estantes de recebimento de leite resfriado nas fazendas. É importante destacar que esse curso foi desenvolvido com base nos nossos gargalos. Não foi um curso já pronto do SENAI; a equipe visitou os laticínios e identificou as necessidades específicas de cada um”, detalhou José Antunes.