Está no ar o site da campanha Compre do Ceará, uma iniciativa que visa incentivar o consumo de produtos locais. No site www.compredoceara.com.br , há informações sobre a campanha, vídeos, histórias de negócios locais, um pequeno dicionário do “cearensês” e várias peças com a identidade visual da campanha para download. Empresas, sindicatos e demais organizações que apoiam a economia do Estado podem utilizar a logomarca em camisas, cartazes e peças de sinalização em seus estabelecimentos.
Além da importância econômica, é destacada na página a responsabilidade social das empresas durante a pandemia, ao apoiar os profissionais de saúde e contribuir com programas de assistência e segurança alimentar para a população vulnerável do Estado.
O site é uma das ações da segunda fase da campanha, lançada na quinta-feira (16/7), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Focada no consumidor final, a campanha agora procura despertar valores como cearensidade, regionalidade e empatia. Por isso, a campanha recorre ao humor com uma linguagem que valoriza as expressões regionais, os costumes, assim como as relações de consumo específicas do Ceará.
Para isso, atores e humoristas darão visibilidade à campanha ao apresentar a iniciativa e aos seus fãs e incentivar a participação. Adamastor Pitaco, Falcão, Alex Nogueira, a atriz Solange Teixeira, o ator Carri Costa e o cantor Fagner são alguns dos artistas que demonstram apoio às empresas cearenses.
Outras ações
Entre as ações de maior alcance estão a identificação de lojas que aderiram à campanha com o uso da logomarca em seus pontos de venda; divulgação de vídeos em apoio e reconhecimento aos empreendimentos instalados no Ceará, com transmissão pelos principais canais de imprensa.
A mensagem do Compre do Ceará estará ainda nos ambientes de grande movimentação de pessoas na cidade. Assim, 10 ônibus circularão com anúncios da campanha, incluindo tophands, painéis poderão ser vistos nos corredores dos metrôs e cartazes estarão presentes em cinco terminais rodoviários. A campanha contempla, ainda, mobiliário urbano, como 50 inserções nas laterais de abrigo e relógios, cinco outdoors, veiculação na TV, nos meses de julho e agosto, em todo o Ceará, dentre outras ações de cobertura.
Ao mesmo tempo, as mídias digitais estarão direcionando as publicações online para os potenciais compradores dos produtos feitos no Estado. No Instagram das instituições que realizam a campanha será disponibilizado, gratuitamente, o filtro Compre do Ceará para engajar a audiência na ação, que será identificada pelas tags #CompreDoCeará #MadeInCeará #FortaleçaAEconomia. A cada semana, vídeos que destacam hábitos, linguagens e comportamentos tipicamente cearenses, de forma lúdica, mostram o que acontece quando se opta por produtos locais e a extensão de todos os benefícios para milhares de cearenses.
A campanha é promovida pela FIEC, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC) e Federação das Empresas de Transportes de Passageiros de Ceará, Piauí e Maranhão (Fetrans). A primeira fase, lançada em 25/6, destacou o potencial das cadeias produtivas cearenses e mobilizou as lideranças empresariais.