Últimas Notícias
Sobral recebe certificação ouro pela aprovação do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI)
Home Últimas Notícias Sobral recebe certificação ouro pela aprovação do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI)

O município de Sobral foi certificado na categoria ouro, pelo Governo do Estado do Ceará, por aprovar e instituir o Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI). O reconhecimento foi entregue pelo Governo do Ceará para 175 municípios cearenses nas categorias ouro, prata e bronze, na segunda-feira (28/3), em Fortaleza, durante o 5º Encontro Estadual do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil no Ceará.

O diploma foi entregue pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) para a secretária dos Direitos Humanos e da Assistência Social, Andrezza Coelho, e para o presidente do Comitê Intersetorial pela Primeira Infância (Cipis), João Campos.

A certificação ouro foi conferida a Sobral porque, além de ter aprovado e instituído em lei o plano, o município também já tem recursos definidos no orçamento para a área, que é uma prioridade de gestão.

A cerimônia de certificação contou com a presença da primeira-dama, Onélia Leite Santana, da secretária da SPS, Socorro França, e da superintendente do Instituto da Infância (Ifan), Luzia Laffite, dentre outros.

PMPI

O PMPI de Sobral foi aprovado em 2014, para o decênio de 2015-2024. Com apoio do Governo do Estado do Ceará e do Instituto da Infância (Ifan), o Plano passou por uma reformulação entre 2021 e 2022, contemplando já agora os desafios impostos pela pandemia de Covid-19, nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social.

O documento reelaborado foi aprovado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pela Câmara Municipal, sendo instituído por meio da Lei nº 2.211, de 15 de março de 2022.

Acesse a Lei 2.211 e o PMPI AQUI

SOBRAL E A PRIMEIRA INFÂNCIA

Atualmente, além de uma consultoria do estado, por meio do Instituto da Infância (Ifan), o município também integra a rede de cidades Urban95, iniciativa da Fundação Bernard Van-Leer e parceiros, com o objetivo de tornar as cidades cada vez mais acessíveis para as crianças de 0 a 6 anos. A iniciativa da Urban95 parte do conceito de que, se uma cidade é acessível a uma criança de 95 centímetros de altura (a média de uma criança de 3 anos), essa cidade é acessível a todas as pessoas.

Compartilhe:
Veja Mais