Com mutirão realizado na última quarta-feira (27/03), Sobral conseguiu zerar a fila de espera para biópsias mamárias no município. Durante a ação, cerca de 15 mulheres foram atendidas na unidade de saúde. Nos três primeiros meses do ano de 2024, já foram realizados 48 exames de biópsias. Já em 2023, foram realizados 78 exames.
A biópsia mamária é um exame diagnóstico para o câncer de mama, realizado mediante a retirada de fragmentos do nódulo que são enviados para análise laboratorial. Esse exame é solicitado pelo médico especialista mastologista, quando na avaliação da mamografia ou ultrassom mamária existem alterações que necessitam de melhor investigação.
A manicure Samila da Costa, que participou do mutirão, aprova a iniciativa e faz um alerta para que outras mulheres cuidem da sua saúde. “É muito importante as mulheres irem até os centros de saúde para se cuidar, pois realizando esses exames é possível garantir uma detecção precoce de possíveis problemas e aumentar as chances de tratamento”.
“Os mutirões de atendimentos em consultas e exames têm sido de grande importância no cuidado para as mulheres sobralenses. Conseguimos zerar filas de espera de longa data, garantindo que as novas solicitações sejam atendidas prontamente, através do cuidado humanizado e atento”, destaca a gerente da Célula de Saúde da Mulher, Suellem Monteiro.