A Prefeitura de Sobral recebeu, pelo segundo ano consecutivo, a nota máxima no Índice de Qualidade do Meio Ambiente (IQM), do Governo do Estado. Para isso, o município atendeu todos os critérios do Índice, que leva em conta ações como a adesão ao programa de Gestão de Resíduos Sólidos, com a implantação do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRSRMS).
Sobral e outros municípios concorrem anualmente ao Programa, que tem como um dos requisitos a constituição de um Fundo Específico de Meio Ambiente, para repartição e repasse orçamentário de até 2% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) do Ceará.
De acordo com Jorge Trindade, superintende da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), a Prefeitura de Sobral vem realizando importantes ações nessa área. “Mais uma vez Sobral tem as suas políticas ambientais reconhecidas. Significa que as medidas em prol do meio ambiente no município estão no caminho certo”, disse o superintendente, destacando que as políticas de resíduos sólidos já estão dando resultados positivos para Sobral, além da politica de arborização e construção de novas praças e parques.
Este ano, Sobral está recebendo cerca de 500 mil reais relativos ao ICMS ecológico por sua pontuação máxima no IQM de 2018. Esse recurso, que está sendo aplicado exclusivamente em melhorias para o meio ambiente, é repassado para o fundo ambiental.
Jorge Trindade destaca que, com esse recurso, já foram adquiros Pontos de Entrega Voluntária (PES) que serão instaladas em 20 escolas municipais. São pontos que receberão resíduos recicláveis, interligados com as associações de catadores. A Prefeitura também está adquirindo uma máquina trituradora para as ramas recolhidas das podas, para uso em compostagem, além de bicicletas elétricas que serão destinadas às associações comunitárias para coleta seletiva.