A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na tarde desta sexta-feira (10/02), sessão solene para celebrar os 43 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT). A cerimônia, que é fruto de requerimento de autoria do deputado De Assis Diniz (PT), ocorreu às 14h, no Plenário 13 de Maio.
O governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas (PT), foi um dos homenageados da solenidade, que reuniu lideranças, dirigentes, prefeitos e parlamentares da sigla. A mesa comandada pelo presidente da Alece, Evandro Leitão (PDT), foi composta também pela senadora Augusta Brito (PT), pelos deputados federais José Airton Cirilo (PT) e José Guimarães (PT), pelos deputados estaduais Fernando Santana (PT), De Assis Diniz (PT) e Juliana Lucena (PT), e pelo presidente do PT do Ceará, Antônio Filho, conhecido como Conim.
Na abertura da solenidade, o presidente da Alece parabenizou a iniciativa do deputado De Assis Diniz, “pra mim é um prazer estar participando desse evento, eu que tenho tantos amigos e amigas que fazem parte do Partido dos Trabalhadores, partido esse que é referência política no Brasil e aqui no Ceará”, destacou Evandro Leitão.
Elmano de Freitas lembrou a história de luta do partido e afirmou que ele é fruto do trabalho de cada um dos sonhadores e idealizadores de um país melhor. “Eu tenho 36 anos de PT, aqui eu fui forjado como militante, aqui eu me fiz deputado, e a vocês eu devo o fato ser hoje o governador do Ceará”, afirmou. O governador salientou ainda que a consolidação de uma maior consciência política deve estar presente no dia a dia.”Jamais devemos abandonar o processo de educação política, nós estamos aqui pra emancipar nosso povo, nós queremos fazer política para que o povo possa fazer política”, concluiu.
Para o deputado De Assis Diniz, que propôs a cerimônia, o aniversário se dá em um momento em que deve haver uma conjunção de esforços para reconstrução em várias áreas no País. “A prioridade é garantir governabilidade e ampliar políticas, eu não tenho duvida que em todo o nosso conjunto, nós temos capacidade de fazer isso através de um olhar de médio e curto prazo”, disse.
O presidente do PT do Ceará, Antônio Filho, exaltou as conquistas e toda a trajetória do partido. “Nós somos a agremiação política mais vitoriosa, a experiência política de esquerda mais vitoriosa do Brasil”, afirmou, ressaltando ainda que a conquista do poder deve ser feita para defender as causas em que se acredita. O dirigente lembrou da participação dos quadros políticos que contribuíram na consolidação do partido no Ceará.
Homenageado na cerimônia, o deputado federal, José Guimarães (PT-CE), destacou o papel do PT na defesa da democracia, “esses 43 anos do PT tem um significado diferente, além de toda a história, esse momento talvez seja o mais especial, um partido que nasceu dentro( da democracia) e lutando pela democracia. Nós temos que reafirmar que ninguém vai impedir que a democracia siga sustentando o governo de Luiz Inácio Lula da Silva”, declarou.
A também homenageada, senadora Augusta Brito (PT-CE), relembrou sua trajetória como parlamentar, contando o quanto aprendeu e amadureceu politicamente durante os anos em que atuou na Alece. “Hoje eu vi esse plenário lotado e fiquei emocionada. Quando ouvimos o hino nacional e ele diz ‘um filho teu não foge à luta’, é isso que eu vejo em cada um de nós que faz parte do PT”, enfatizou.
Durante a cerimônia foram homenageados ainda: o professor Roberto Smith, do mestrado em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (UFC); os deputados federais Luizianne Lins, representada por Wládia Fernandes, e José Airton Cirilo; o ministro da educação, Camilo Santana, representado pelo deputado estadual Fernando Santana; a senadora Janaina Carla Farias, representada por Hallyson Marques Farias; Antônio Faustino Rodrigues (PT Campos Sales) e Francisca Alves Sales (PT de Itapajé), ambos “in memorian”.
Além desses, os deputados estaduais petistas Fernando Santana, De Assis Diniz, Juliana Lucena, Jô Farias, Júlio César Costa, Larissa Gaspar, Missias Dias, Moises Braz e Nizo Costa também foram homenageados.
A solenidade contou com as participações de vereadores, prefeitos e lideranças da capital e do interior do Estado.
Edição:Clara Guimarães