A indústria cearense apresentou, em junho deste ano, o primeiro crescimento de 2021. Foi o que mostrou a Sondagem Industrial, pesquisa realizada mensalmente pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Neste período, houve expansão da produção industrial cearense frente ao mês anterior. Dessa forma, após apresentar estabilidade em maio, a produção na indústria local cresceu pela primeira vez no ano, evidenciando sinais de uma possível trajetória de recuperação.
A expansão da produção industrial local e nacional se deu conforme os resultados evidenciados na ‘Evolução da Produção’. Contudo, no Ceará, a variação foi maior e mais disseminada, tanto em relação ao Brasil, quanto ao mesmo período do ano anterior.
A Utilização da Capacidade Instalada (Efetiva/Usual) se aproximou da linha divisória dos 50 pontos, abaixo da usual, porém, revelou crescimento de 2,7 pontos, se comparada ao mês anterior. O mesmo ocorreu com o indicador nacional, que, mesmo com a UCI efetiva abaixo da usual, obteve crescimento de 0,6 ponto.
Além disso, no Ceará, os Estoques Efetivos voltaram a ficar abaixo do planejado no mês de junho, indicando uma possível expansão da demanda superior ao esperado pelo setor. No caso do Brasil, houve uma continuidade desse cenário, com o indicador atingindo 48,7 pontos.
Segundo o estudo, as expectativas para os próximos seis meses continuam otimistas. “O cenário no 2° semestre de 2021 é favorável para a indústria, tanto nacional quanto cearense, com base na expectativa dos industriais. Resultado que pode ser explicado, em partes, pelo avanço da vacinação e da normalização das atividades, que contribuem para a retomada da economia”, ressaltou Rayssa Costa, Especialista de Inteligência Competitiva do Observatório da Indústria.
Confira a sondagem completa AQUI.
Sobre o Observatório da Indústria
O Observatório da Indústria da FIEC tem a missão de contribuir para o desenvolvimento industrial do Estado, tornando-o referência na geração, uso e disseminação de informações. Para tanto, apoia-se na criação e aplicação de uma estratégia de inteligência competitiva, incluindo uma plataforma com oferta de informações socioeconômicas, de mercado, tecnológicas e de comércio exterior, disponibilizadas de forma visualmente atrativas, acessadas mesmo remotamente, agilizando e otimizando tomadas de decisão.