A Vice-Governadoria do Ceará recebeu, na tarde da última sexta-feira (17), 18 diretores de escolas com turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de cinco diretores de Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) de Fortaleza. A governadora em exercício, Izolda Cela, participou da reunião e falou sobre o projeto Virando o Jogo, parte do Programa Superação. A proposta da iniciativa é reinserir nas escolas jovens que abandonaram os estudos e também não trabalham.
“Há um tempo nos sentíamos convocados por essa população jovem, que é sempre vista e referida tanto pelos nossos profissionais e técnicos, que têm aproximação com os territórios, quanto por vocês, diretores de escolas”, explicou a governadora.
De acordo com ela, o foco são adolescentes de 15 a 19 anos que largaram a escola e também não conseguiram inserção no mercado de trabalho. “Por mais que a escola tenha um papel importante, sabemos que nesses casos é difícil, porque têm outros elementos complicadores. Para os jovens que já têm o vínculo esgarçado com a escola, não adianta dizer que tem vaga, que é só se matricular”, disse.
Ao mesmo tempo em que tenta criar estratégias de atração para esse jovem buscarem os estudos, o Virando o Jogo promove a cidadania, fortalece vínculos familiares e garante acesso a práticas esportivas, culturais e de lazer. Entre os eixos de atuação do projeto, há ainda o desenvolvimento de habilidades de empreendedorismo, liderança e gestão.
Jovens na escola
Conforme Ravena Bezerra, assessora técnica do Pacto por um Ceará Pacífico, o encontro desta sexta-feira buscou apresentar o projeto aos diretores. “Esse é momento de pensar com os diretores essa nova metodologia para manter os jovens dentro da escola quando eles retornarem”, afirmou.
Orientadora da Célula de Educação de Jovens e Adultos na Secretaria da Educação do Estado (Seduc), Aparecida Prado explicou que esses diretores devem receber a maioria dos jovens beneficiados com o Virando o Jogo. “A partir de fevereiro, os jovens estarão retornando para a escola. Pelo perfil da idade, boa parte vai para o EJA ou será inserida em Cejas, para concluir essa primeira etapa do Fundamental e Ensino Médio, por isso a presença desses 23 diretores é fundamental”, concluiu.