
Foto: Luciano Melo
O vereador de Fortaleza Adail Júnior (PDT) apresentou à Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 163/2025, que cria o Programa Municipal de Atenção e Orientação às Mães Atípicas. A proposta visa garantir suporte psicológico, jurídico e assistencial às mães ou responsáveis por crianças e adolescentes com deficiência, transtornos do desenvolvimento ou doenças raras.
Para Adail Júnior, a iniciativa busca reconhecer e apoiar mães que enfrentam desafios diários ao cuidar de seus filhos, muitas vezes tendo que abandonar carreiras e projetos pessoais.
“É uma iniciativa fundamental para assegurar suporte e acolhimento a mães e responsáveis que dedicam suas vidas ao cuidado de crianças e adolescentes com deficiência. Essas mulheres, frequentemente, se veem obrigadas a abandonar suas carreiras e projetos pessoais para oferecer o suporte contínuo que seus filhos necessitam, enfrentando desafios emocionais, financeiros e sociais que impactam diretamente sua qualidade de vida”, destacou o vereador.
O projeto propõe medidas como:
• Apoio psicológico e terapêutico para mães atípicas;
• Prioridade no acesso a serviços de saúde e assistência social;
• Criação de centros de referência para atendimento especializado;
• Campanhas de conscientização sobre a maternidade atípica;
• Incentivo à inclusão social e empregabilidade, com capacitação profissional.
A matéria foi protocolada no dia 11 de março e está em fase de tramitação na Câmara, aguardando os próximos passos legislativos.